segunda-feira, março 19, 2007

PREGAÇÕES - UMA VIDA COM PROPÓSITOS

VOCÊ FOI FORMADO PARA FAZER
PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

Segundo propósito da sua vida: Comunhão
Rick Warren (Adaptado por Marcílio Guerra)
Igreja Batista Nova Vida
Piracicaba, 01 de Abril de 2007



Estamos continuando nossa série dos 40 dias de propósitos.

“Deus que cria e sustenta todas as coisas... Deus fez tudo isso... a fim de que muitos, isto é, os seus filhos tomassem parte na glória de Jesus”. (Hebreus 2.10 - NTLH).

Deus queria uma família. É por isso que estamos aqui. Ele queria filhos. A Bíblia diz que Deus planejou todo o universo para que pudéssemos nascer, para compartilhar sua glória, para que fôssemos parte de sua família. Veja o próximo versículo:

“Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo”. (Hebreus 2.11).

A Bíblia trata da história de como Deus está formando uma família. Esse é o grande assunto da Bíblia.

“Amem os irmãos”. (1 Pedro 2.17b)

O segundo propósito para minha vida é fazer parte da família de Deus. Você vai passar muito mais tempo com sua família espiritual do que com sua família física. Deus quer que você aprenda a amá-los.

Agora, por que Ele quer que aprendamos a amar essa família? Primeiro, isso nos torna mais parecidos com Deus. Segundo, porque Deus é amor. Terceiro, é um treino para a eternidade.

“Comunhão”. Essa é a palavra que a Bíblia usa para descrever o amor de uns para com os outros. “Comunhão é amar a família de Deus”.

“Quem ama a Deus, ame também seu irmão”. (1 João 4.21 - NVI).
Temos que amar os outros cristãos. Agora, como você faz isso? Bem, felizmente, a Bíblia nos dá instruções bem definidas. Paulo escreve.

“Escrevo-lhe estas coisas [para que] saiba como viver na família de Deus. Essa família é a igreja”. (1 Timóteo 3.14.15 – NCV).

A igreja é uma família. Não é um prédio, não é uma instituição, não é uma organização, não é um clube. É uma família. Muitas pessoas dizem: “Bem, vou à igreja”, como se a igreja fosse um lugar para ir. Isso não está correto. A igreja não é um lugar, mas é uma família à qual você pertence. Vamos ver isso.


NÍVEL 1 : MEMBRESIA – ESCOLHER A QUEM PERTENCER

“Escolher a quem pertencer”. Esse é o nível básico.

“Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele”. (Efésios 2.19 - NTLH).

A vida cristã não é somente uma questão de fé. É também uma questão de pertencimento e você precisa escolher à quem pertencer. A comunhão começa com pertencimento, com uma escolha. Deus quer que você se identifique com uma parte de sua família. Quando você nasceu, automaticamente tornou-se parte da raça humana. Mas para pertencer à família de Deus tem que haver uma escolha.

Nesta semana vamos ler no livro Uma Vida com Propósitos, sobre seis razões pelas quais você precisa ser parte da igreja-família, por que suas necessidades serão supridas e por que você vai suprir as necessidades dos outros.

“Em Cristo nós formamos um só corpo e cada membro está ligado a todos os outros”. (Romanos 12.5 - NVI).

Quando você toma essa decisão, você passa a pertencer a todos os outros cristãos. Somos membros uns dos outros.

Você já ouviu a expressão: “cristão flutuante”. Numa semana faz parte desta igreja e na semana seguinte – ah, esta assistindo alguma coisa mais empolgante em outro lugar. O que você acha se eu lhe dissesse: “Sabe, eu te amo, mas não suporto seu corpo?”. Como você se sentiria? A igreja é o corpo de Jesus. Ele ama sua igreja. A igreja é a noiva de Cristo. Que tal se eu dissesse: “Eu te amo, mas não suporto sua esposa?” O que você sentiria? A igreja é a noiva de Cristo.

O amor é que nos leva a escolher, a decidir pertencer. Existe um símbolo para esse compromisso de pertencimento. É o “batismo”. O batismo é a representação do nosso pertencimento ao Corpo de Cristo. É uma demonstração pública onde se diz: “Eu sou parte de um grupo de cristãos e estou feliz por pertencer a esse grupo”.

“Isto é o que proclamamos em palavras e ações quando somos batizados. Cada um de nós é agora parte do Seu Corpo ressurreto”. (1 Coríntios 12.13 - Msg).

“Esse é o significado do batismo na vida de Jesus. Quando somos mergulhados na água, é como se fôssemos enterrados com Jesus; quando saímos da água é como se levantássemos na ressurreição de Jesus”. (Romanos 6.3 - Msg).

Por isso o batismo é o meio público de se dizer que estamos proclamando que morremos para algo e que estamos vivos para outra coisa. Morremos para todo um estilo antigo de vida; estamos vivos para uma nova vida. Acho que a melhor ilustração que podemos dar é através da aliança de casamento. A aliança que estou usando não me torna casado. Mas Sônia, minha esposa, a deu para mim no dia em que nos casamos, para que a usando, tornasse visível o compromisso do meu coração. Assim também é o batismo. É o símbolo visível do compromisso do coração de alguém, que diz não tenho vergonha de demonstrar ao mundo que creio em Jesus Cristo. Quantos de vocês aqui lembram-se de seu batismo? Isso é muito bom. Nunca vou esquecer do dia do meu batismo, quando eu disse que queria tornar público o meu compromisso com Jesus.

NÍVEL 2 : AMIZADE – APRENDER A COMPARTILHAR

Se dá quando você se aproxima um pouco mais da família de Deus e aprende a compartilhar. Lemos em Gênesis 2.18, “Não é bom que o homem esteja só”, em outras palavras, fomos feitos uns para os outros. A vida não é um monólogo. Você precisa de amigos.

“Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham”. (Atos 2.44 - NTLH).

Você não pode desenvolver amizades sem estar junto, e, você não pode desenvolver amizades sem repartir. Você sabe por que a maioria das pessoas sentem-se solitárias? Não investem tempo em desenvolver amizades. Estão muito ocupadas com suas conquistas.

A Bíblia nos ensina algumas verdades sobre desenvolver amizades e repartir.

Ø EXPERIÊNCIAS. Repartir nossas experiências. A Bíblia diz que as pessoas aprendem umas com as outras “como o ferro afia o ferro”.

“As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro”. (Provérbios 27.17).

Ø CASAS. A Bíblia diz que devemos compartilhar nossas casas.

“Hospedem uns aos outros sem reclamar”. (1 Pedro 4.9 - NTLH).

Ø PROBLEMAS. Também ensina compartilhar problemas.

“Ajudem uns aos outros”. (Gálatas 6.2 – NTLH).

Comunhão só acontece em um contexto grupo pequeno. É por isso que a Bíblia manda abrimos nossas casas uns para os outros. É onde você realmente começa a conhecer pessoas. Você sabia que durante os primeiro 300 anos de cristianismo não havia prédios para as igrejas? Todas as igrejas reuniam-se nas casas. Não havia prédios. E por sinal, esse foi o período de crescimento mais rápido da igreja. Uma das razões pelas quais continuamos repetindo “participe de uma célula”, é porque é um princípio bíblico. Os cristãos devem encontrar-se nas casas.

Quantos aqui estão participando de uma célula de 40 dias de propósitos? Tivemos pessoas se encontrando nas células nesta semana. 400 pessoas! Isso é a igreja em ação. A igreja distribuída por aí. Se você está hospedando uma célula em sua casa, quero que fique de pé agora e deixe a gente vê-lo, porque você abriu sua casa. Sim! Parabéns! Agradeço a todos vocês, amigos.
Agora, não apenas devemos repartir nossas experiências em nossas casas. A Bíblia diz que devemos compartilhar nossos problemas. Não devemos enfrentar os problemas sozinhos. Sabia que quando você compartilha uma alegria ela duplica e quando compartilha um problema ele se divide pela metade? Lemos na Bíblia: “Chorem com os que choram e alegrem-se com os que se alegram”. Algumas vezes, você morre de rir na célula e outras vezes, derrama lágrimas. Por que? Depende do que acontece na célula durante a semana. Você não precisa dar um jeito nos problemas de todos. Deus não disse para fazermos isso. Disse apenas para compartilharmos os problemas. Isso é emprestar nosso ouvido. Não é para solucionar – de fato, muitas vezes, tentar conserta um problema não ajuda. É apenas para sentar e acompanhar, dizendo: “Puxa vida! Sinto muito!”, ou, “acho que compreendo”, “não me diga!”. Sabe, isso é repartir empatia e experiência. Agora, você nunca vai avançar para este segundo nível de comunhão sem participar de uma célula.

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros”. (Hebreus 10.25 – NVI).

A Bíblia diz: “não deixemos”. Espero que vocês nunca abandonem esse hábito.


NÍVEL 3 : PARCERIA – FAZER A MINHA PARTE

A parceria é perceber e fazer a minha parte – aquilo com o que posso contribuir. É o que a família de Deus precisa de mim. Ouça, Deus não o trouxe a IBNV para sentar-se e se embebedar numa espécie de SPA espiritual. Esse não é o nosso estilo aqui. Ele o trouxe para servir. Deus quer que sua vida faça alguma diferença aqui. É assim em toda família – existem as responsabilidades de cada um. Você divide as tarefas que fazem da família à qual você pertence. Você faz parte e faz a sua parte. Há 58 citações no Novo Testamento que se referem às responsabilidades de uns para com os outros.

“Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus”.
(1 Coríntios 3.9 – NTLH).

Somos cooperadores com Deus no trabalho. Paulo escreveu sobre isso e disse: “Somos cooperadores de Deus na expansão das boas novas de Cristo”. Na língua original do Novo Testamento, no grego, a palavra comunhão também tem o sentido de companheirismo. São palavras bem próximas. Você já quis fazer parte de um grande time? Você faz parte da maior equipe de todos os tempos que é a igreja. O que fazemos aqui vai durar para sempre. Você já quis participar de algo – talvez um grande negócio – que estivesse no topo da lista das maiores fortunas? Na igreja, somos parte do maior empreendimento que já existiu.

“O corpo todo está ajustado perfeitamente [Este é o trabalho de Deus].“À medida que cada parte realiza seu trabalho, ela coopera para o crescimento das outras partes, para que todo o corpo esteja saudável, crescendo e cheio de amor”. (Efésios 4.6 – NTLH).

Você pode sublinhar as palavras “cada parte”. Essa parte é você, sou eu. Somos parte do corpo de Deus. Quando Ele está trabalhando junto, todas as coisas são realizadas. Quantos aqui são fãs do Cruzeiro Esporte Clube? Eles não são um time de super-estrelas. Há jogadores que nem conheço. Mas, trabalham juntos e cada um está fazendo sua parte.

Você tem a sua parte no jogo. Tem a sua parte a desempenhar no Corpo de Cristo. Quando cooperamos, conseguimos mais do que quando trabalhamos sozinhos. Isso é uma atitude – uma atitude do coração que é chave para mim, para todos nós. Nós a tomamos em nome de Jesus Cristo.

A Madre Tereza passou sua vida trabalhando com os mais pobres de Calcutá, na Índia. Uma vez lhe perguntaram: “Como você lida com a morte e a doença diariamente? Como faz as coisas difíceis que aparecem no serviço?” Ela respondeu: “Toda pessoa em quem dou banho, todos em quem faço curativos, imagino estar vendo a face de Jesus e faço como se fosse para Ele”. Essa é a atitude que deve estar por trás de tudo.

“O que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. (Mateus 25.40 – NVI).

Portanto, quero incentivar você a tornar isso prático nesta semana. Se você quer experimentar um nível mais profundo de comunhão, procure uma necessidade prática em sua célula para preencher durante a semana, uma coisa prática e veja o que isso faz com seu relacionamento mútuo.

NÍVEL 4 : PARENTESCO – AMAR OS QUE CRÊEM COMO FAMILIARES

Esse é o nível mais profundo – amar os cristãos como a familiares, tratar e amar os crentes como se fosse sua família. Você está completamente comprometido com eles. A Bíblia diz:

“... eram como uma família um para o outro”. (Atos 2.42 – CEV).

“Sejam dedicados uns aos outros como uma família afetuosa. Aprimorem-se em demonstrar respeito uns para com os outros”. (Romanos 12.10 – GW).

A palavra comunhão na Bíblia é “koinonia”no grego. Literalmente, sua raiz começa com um compromisso com o outro, como o que temos com Jesus Cristo. Esse é o nível mais profundo de comunhão. Estar comprometido com o outro como estamos com Jesus Cristo. Isso é relacionamento de família. Isso é parentesco. Isso é dizer que estou a ponto de desejar sacrificar-me por você. Muitos aqui conhecem João 3.16: “Deus amou o mundo de tal maneira...”. Mas quem sabe 1 João 3.16, que é tão importante quanto João 3.16?

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (1 João 3.16 – NVI).

Esse é o nível mais profundo de comunhão – sacrifício de uns pelos outros. É o tipo de amor que Jesus Cristo teve por você. Ele morreu por você.

Agora, a Bíblia também fala de comunhão dos sofrimentos. E, francamente, no Brasil, nós cristãos não sabemos nada a respeito desse nível de comunhão. Em outros países muito conhecem porque há perseguição. Você sabia que há milhões de cristãos pelo mundo que perdem suas vidas só porque crêem em Jesus? Você sabia que mais de 10 milhões de cristãos morrem todo ano, a maioria em países comunistas ou muçulmanos, só porque são cristãos? Agora, não somos perseguidos assim aqui no Brasil, e por isso será difícil experimentarmos um nível de comunhão profundo como o de dar a vida por um irmão ou irmã na família de Deus. O que fazer então? Como chegar a esse nível profundo aqui? Bem, você o consegue permanecendo ao lado de alguém quando ele estiver atravessando uma crise.

Se você perder isso, terá perdido o propósito de sua vida e é uma pena. A vida não é feita apenas de conquistas. A vida é formada de relacionamentos. Somos colocados na terra para conhecer Deus e amá-lo, para conhecer sua família e amá-la, porque são essas as pessoas com quem vamos passar a eternidade. Como pastor, já estive ao lado da cama de pessoas na hora da morte. Nem sei dizer quantas. Em todos esses casos, nunca vi alguém dizendo: “Tragam meus diplomas. Eu os quero perto de mim”. Ninguém diz: “Tragam os meus troféus”. Ninguém diz: “Tragam o meu relógio de ouro que recebi quando me aposentei”. Nesses momentos finais o que mais se ouve é pedidos para trazerem a família e os amigos. Um dia você vai entender que o que mais importa na vida é conhecer Deus e estar próximo da família e dos amigos. Espero que não demore muito. Espero que você não tenha que descobrir isso no último momento de sua vida. Espero que você descubra já e comece a ter comunhão como Deus planejou para nós, porque a vida é amor.

“O forte amor uns pelos outros irá provar ao mundo que vocês são meus discípulos”. (João 13.35 – BV).

Isso foi dito por Jesus pouco tempo antes dos romanos jogarem cristãos aos leões no Coliseu. Não trataram os cristãos muito bem por centenas de anos. Foram presos e queimados, crucificados, atirados aos leões e outro tipo de coisas. Nesse período um dos mais famosos historiadores, que não era cristão, escreveu: “É notável como eles se amam entre si”. Veja, aqui na IBNV, não queremos ser conhecidos pelo tamanho da igreja, nem pelos sermões, nem pela música, ou nossa estratégia, nossos prédios, mas por nosso amor. Queremos que digam “é um lugar onde as pessoas se amam umas às outras”, porque esse é o verdadeiro cristianismo – amar a Deus e amar uns aos outros. Quando as pessoas encontram uma igreja, um lugar onde são genuinamente amadas, você precisa trancar a porta para impedir a entrada das pessoas de fora (brincadeirinha!), porque ninguém está procurando uma religião, estão procurando uma família. Não estão procurando doutrina, estão buscando amor.

Como você reconhece que está na família de Deus? Como sabe disso pessoalmente? Quero ler três versículos que são um teste para saber se você é cristão de verdade ou não. Ouçam: 1 João 3.10: “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama a seu irmão”. É Bíblia! 1 Jo 4.20: “Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.1 Jo 3.14: “Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”. Essa é a prova.

O maior privilégio que você vai receber na vida é fazer parte da família de Deus. Ela é um laboratório para a aprendizagem do amor. Alguns aqui cresceram em lares onde não receberam muito amor. Honestamente, vocês não sabem como amar. De fato, depois de ser pastor por tanto tempo, chego à conclusão que a maioria das pessoas não tem nem idéia de como amar. O único tipo de amor que conhecem é o romântico, o sexual. Não conhecem outro tipo de amor. Por isso temos que ensinar na igreja – a família de Deus é onde você aprende a amar gente de verdade. Ninguém em sua célula é ideal, nem você. Aprendemos a amar pessoas de verdade e é para isso que Deus nos coloca na terra.

Em que nível de comunhão você está agora? Você já passou pelo primeiro, que é escolher o lugar ao qual pertencer? Você ainda está boiando por aí, indo de uma igreja para outra, freqüentando uma aqui, outra lá. Você nunca assume um compromisso. Nunca se torna membro. Não escolhe sua igreja. Você precisa ser batizado e dizer: “não tenho vergonha de Cristo”. Esse é o nível mais básico. Se você ainda não o fez esse é seu próximo passo.

Depois, você precisa aprender a compartilhar. Onde se faz isso? Numa célula. Depois precisa repartir não apenas seu coração, mas também fazer sua parte. Isso é parceria. É descobrir seu papel. Descobrir o lugar onde contribuir, onde retribuir o que Deus deu. Se você está na família de Deus, tem responsabilidades de família. Deus espera que você faça a sua parte na família. Não fique de lado só olhando o que os outros fazem.

Depois, você avança para o nível mais profundo. Existem outros cristãos que sabem que você se dedica a eles? Sabem que você estará ao seu lado numa crise? A pergunta mais básica ainda é: você faz parte da família de Deus? Você diz: “Bem, todos são filhos de Deus, não?” Não. Todos são criaturas de Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Você tem que escolher fazer parte da família de Deus. Deus nos deu uma condição para isso:

“Por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus”.
(Gálatas 3.26 – NTLH).
Você pode decidir isso hoje.

Vamos abaixar nossas cabeças e orar.

“Tu sabes, Pai, junto com a salvação, o maior dom que nos deste é a oportunidade de fazermos parte de tua família. Obrigado porque não temos que atravessar a vida sozinhos e soltos. Obrigado por criar a família Batista Nova Vida para nós aqui na terra. Amém.”

Faça agora uma oração de pertencimento à família de Jesus.

“Querido Deus. Quero ser parte de sua família. Quero aprender a amar minha família espiritual como o Senhor. Me perdoe por não ter valorizado isso. Quero crescer nos níveis de comunhão, por isso hoje estou escolhendo onde vou me filiar. Não vou mais ficar flutuando por aí. Quero aprender a compartilhar e encontrar tempo para desenvolver uma comunhão verdadeira. Quero fazer a minha parte na família de Deus. Quero aprender a amar os outros cristãos como a irmãos e irmãs. Ensina-me o verdadeiro significado do amor. Em teu nome eu oro, amém.”


----------------------------------------------------------------------------------------
VOCÊ FOI PLANEJADO PARA O PRAZER DE DEUS
O primeiro propósito de sua vida: Adoração
Rick Warren (Adaptado por Marcílio Guerra)
Igreja Batista Nova Vida
Piracicaba, 25/03/2007

INTRODUÇÃO

Se você está procurando o propósito da vida, não vai encontrá-lo num posto de gasolina. Não vai encontrá-lo num programa de entrevistas. Não vai encontrá-lo num livro de auto-ajuda. Não vai encontrá-lo num seminário. Se quer saber o propósito da vida, ou você tem que falar com o seu criador, ou olhar no manual do proprietário. Você foi criado por Deus e para Deus. Até que você entenda isso, a vida não terá sentido.

Hoje vamos começar a ver o primeiro propósito de Deus para sua vida. Deus tem cinco razões para criá-lo e hoje vamos ver a primeira delas.

“Tu, Senhor... criaste todas as coisas e existem para teu prazer e foram criadas”
(Apocalipse 4.11 – NVI).

A Bíblia diz que você foi criado para o prazer de Deus. Deus o fez para se alegrar com você.

Quantos aqui já são pais? Quantos aqui gostam de observar seus filhos? Quase que na maior parte do tempo! O mesmo acontece com Deus. Quase que a maior parte do tempo ele gosta de olhar para você. Você foi criado para o prazer de Deus. Quando você nasceu, quando saiu do útero de sua mãe, Deus estava lá, sorrindo de orelha a orelha, porque queria criá-lo. Deus sorriu no seu nascimento porque o criou para ter prazer com sua vida. Ele o criou para seu propósito.

Na semana passada, falamos sobre como você foi criado para ser amado por Deus. Nesta semana vamos ver o outro lado da moeda, o primeiro propósito de sua vida, que é: Deus quer ser amado por você. Ele quer que você lhe dê prazer.

“Ame o Senhor, o seu Deus... este é o primeiro e maior mandamento”. (Mateus 22.37-38 – NVI).

Deus diz que se você não entender mais nada, aqui está o que deve fazer na vida: “você deve retribuir ao meu amor, porque eu o criei para amá-lo e eu o conheço. Quero que você me conheça e me ame também”. Existe uma palavra para expressar isso. É uma palavra que tem sido mal interpretada e por isso muitas pessoas não a usam. É a palavra “adoração”. Adoração é conhecer e retribuir o amor de Deus. O problema é que adoração não é bem compreendida hoje em dia. Porem, meu primeiro propósito na vida é adorar a Deus. Esse é o seu primeiro objetivo. É propósito número 1 de sua vida.

“Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Aqui está a parte do prazer “Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus”. (Romanos 12.1 – NTLH).

DUAS COISAS: Primeira, adoração é minha resposta ao amor de Deus. A adoração é minha reação. O versículo diz: “por causa da grande misericórdia com que Deus nos amou”. Deus toma a iniciativa. Deus sempre faz o primeiro movimento. Ele nos criou. Nos salvou. Nos perdoou. Nos abençoa. Nos protege. Faz tudo isso e nós o adoramos. Note que nós “oferecemos a Deus”. Essa palavra descreve bem adoração. A segunda, adoração é uma retribuição que fazemos a Deus. Ele nos dá, nós retribuímos. Toda vez que você devolve alguma coisa para Deus você está adorando. Isso traz prazer a Deus. Traz alegria. O que devo oferecer? O que posso oferecer a Deus que tem tudo? DÊ O SEU AMOR. E ele é muito específico sobre como deve ser esse “dar”.

Marcos 12.30 (NVI): Esse versículo é para ser decorado nesta semana dos 40 dias de propósitos.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, e de toda a sua alma”,
de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”.
Quero destacar aqui os três modos pelo quais Deus quer que eu o ame. Primeiro: Deus quer que eu o ame intelectualmente. Diz: “Ame ao Senhor de todo o seu entendimento”. Ele quer que você medite sobre isso, não o faça sem pensar. Quer que você O adore com sua mente, conhecendo e amando-O com sua mente. Segundo: Deus quer que eu O ame apaixonadamente. Ele diz: “com todo o seu coração e com toda a sua alma”. E, em terceiro lugar: Ele diz, quer que você O ame de modo prático. “Ame com todas as suas forças”, com todas as suas habilidades. Mesmo que Deus tenha criado todo o mundo , todo o universo e a você, há três coisas que Deus não tem, a menos que você dê a ele. Ele não tem sua atenção, a menos que você a dê a ele. Isso é amar a Deus com sua mente. Não tem seu afeto, a menos que você o dê. Isso é amar a Deus com seu coração e alma. E Deus não tem suas habilidades, a menos que você as dê a ele. Ele lhe deu a capacidade da atenção; lhe deu capacidade de ter afeto; lhe deu forças e habilidades. Toda vez que você tomar as coisas que Deus lhe deu e devolvê-las à ele, isso é o ponto central da adoração.

ADORAÇÃO É FOCALIZAR MINHA ATENÇÃO EM DEUS

Em primeiro lugar, adoração é focalizar minha atenção em Deus. Você já fez uma oração funcionando no piloto automático? Você chega diante de uma refeição e diz – blá, blá, blá... amém? Se alguém perguntar o que foi que você acabou de orar, você não tem nem idéia. Você orou com o “piloto automático” ligado. Você já viajou aqui na igreja?

“Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando;
tu sabes tudo o que eu faço”. (Salmo 139.1-3 – NTLH).

Atenção é uma expressão incrível de amor. E Deus coloca sua atenção constantemente sobre nós.

Você se lembra da primeira vez em que se apaixonou?

Há duas coisas que nos distraem tirando nossa atenção de Deus. Primeiro, somos autocentrados por natureza. Em segundo lugar, vivemos numa cultura autocentralizada.

“Focalizar em si mesmo é o oposto de focalizar em Deus. Qualquer pessoa completamente concentrada em si ignora a Deus e acaba pensando mais em si mesma do que em Deus”. (Romanos 8.7 – Msg).

Temos que escolher parar de pensar sobre determinadas coisas e começar a pensar em Deus.

“Não se tornem tão bem ajustados à sua cultura, à qual vocês se moldam mesmo sem pensar. Em vez disso, fixem sua atenção em Deus”. (Romanos 12.2a – Msg).

Como concentrar em Deus? Em primeiro lugar, pode começar estabelecendo um período de tempo diário com Deus.

“Encontre um lugar quieto e retirado onde você não seja tentado a desempenhar um papel diante de Deus. Fique ali o mais simples e honestamente possível. O foco vai mudar a sua pessoa para Deus e você vai começar a sentir sua graça”. (Mateus 6.6 – Msg).

Então, fique diante dEle com sinceridade, estabeleça um período de tempo com Deus.

A segunda coisa que você pode fazer para focalizar-se em Deus é desenvolver uma conversação constante.“Adorem sempre a Deus”. (Salmo 105.4 – TEV). Você tem que decidir pensar nEle todo dia.

“Tu Senhor, guardarás em perfeita paz, aquele cujo propósito está firme em ti”. (Isaías 26.3 – NVI).

Quando nós o fazemos, focalizando nossa atenção em Deus temos benefícios incríveis em nossa vida.O resultado inevitável de pensamentos de preocupação, insegurança, ansiedade, culpa, medo, desânimo, são substituídos por esperança, confiança, amor alegria e gratidão.

ADORAÇÃO É EXPRESSAR MEU AFETO PARA DEUS

Para alguns, isso é meio difícil porque vocês cresceram em famílias não muito afetivas, não muito expressivas, que não diziam “eu te amo”, muitas vezes. Talvez você seja do tipo silencioso. Para você não é muito fácil expressar afeto a Deus sem sentir-se esquisito ou sem graça. Você vai ter que aprender como crescer, como desenvolver, como dizer “eu te amo” para Deus. Você se lembra da primeira vez que ia dizer para alguém “eu te amo?” Provavelmente você ficou morrendo de medo. Ficou com as mãos suadas, com um nó no estômago. Ficou nervoso!

“Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”. (1 João 4.19 – NVI).

Há muitas religiões que tem um deus bravo e tirano e onde você tem que apaziguá-lo. Você tem que evitar deus, tem que correr dele, tem que sentir medo dele. Mas esse deus não é o verdadeiro Deus.

“Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que meu povo me conheça”. (Oséias 6.6 – BV).

Este é o primeiro propósito de suas vidas – conhecer e amar a Deus. Se você fizer isso, cumpriu o que há de mais importante na vida. Quando você se levantar todas as manhãs, antes de sair da cama, sente-se na beirada dela e diga algo assim: “Deus, se eu não fizer nada mais hoje, no final do dia, quero perceber que te conheci um pouco mais e saber que te amo um pouco mais”. Se você fizer isso, no final do seu dia, não importa o quanto tenha sido um dia difícil, não importa quantos planos deram errados – se ao final do dia você estiver conhecendo a Deus um pouco melhor e amando-o um pouco mais, esse dia foi um sucesso.Você não foi colocado aqui na terra para checar uma lista de coisas para fazer.

“Ele é o Deus apaixonado sobre seu relacionamento com vocês”. (Êxodo 34.14 –NLT).

Deus não quer nosso serviço obrigatório. Ele quer nosso desejo. Deus não quer um “tá bom, tá bom. É melhor eu adorar”. “Oh, eu te amo Deus”. Deus não quer nada obrigatório. Ele não quer ritual, religião, regras e normas. Ele quer relacionamento.Ele diz: “quero que você me ame tanto quanto eu o amo, porque eu o fiz, eu o criei”. Agora, isso é difícil para alguns de nós porque não somos pessoas que se expressam com facilidade.

Como posso expressar meu afeto a Deus? Comece dizendo “obrigado”. Comece dizendo: “eu te agradeço”. Comece olhar em volta e agradeça a Deus! Pode pensar provavelmente em uma centena de outras coisas pelas quais começar a agradecer. Este é um bom meio de começar a expressar seu amor por Deus.

Quando você vai a um casamento e vê duas pessoas, uma de frente para a outra, estão fazendo o que chamamos de votos – lembra disso? Eles dizem: “prometo”. O que estão fazendo? Estão dizendo que entregam suas vidas um ao outro. Por que? Por que essa é a essência do amor. Você pode se entregar sem amor, mas não pode amar sem se entregar. Você tem que se entregar. Então, quando você diz “Deus, quero expressar meu amor ao Senhor”, você está dizendo: “Eu entrego meu coração. Dou a minha alma. Minha alma está em suas mãos. Eu quero que o Senhor tome a minha vida”. Essa é a maior expressão de seu amor a Deus.

“Como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus”.
(Romanos 6.13 – NTLH).

O que nos impede? Por que você não entrega sua vida completamente a Deus? MEDO. Deus não quer que você seja um maluco ou fanático, ou um extremista religioso. Quer que você seja quem é. De fato, você não alcança todo seu potencial até que entregue sua vida a Deus.

Liz Curtis Higgs, foi uma das mais conhecidas disc jockeys nos Estados Unidos, e também feminista. Aceitou o convite de sua amiga e foi à igreja e naquela semana calhou do pastor estar ensinando um versículo da Bíblia que diz: “esposas, sejam submissas a seus maridos”. Bom, esse não era exatamente um bom versículo para começar com uma militante feminista, certo? Ela sentiu-se meio pressionada e um pouco brava. Mas continuou e ouviu a segunda parte do versículo que diz “e vocês, maridos – sacrifiquem-se por suas esposas como Cristo sacrificou-se pela igreja e morreu por ela”. Bem, quando Liz ouviu essa parte, chegou perto da amiga e com um certo cinismo, disse: “Bem, eu digo que alegremente eu me entregaria a qualquer homem se soubesse que ele seria capaz de morrer por mim”. Sua amiga respondeu: “Liz, há um homem que a ama o suficiente para morrer por você. Seu nome é Jesus Cristo. Esse é o tamanho do seu amor”. Não demorou muito para que a Liz baixasse sua guarda e se entregasse a Deus em amor, tornando-se crente. Hoje ela é uma cristã bem conhecida, escritora e conferencista.

Quando você entender quanto ele o ama, amou tanto para até vir à terra e morrer numa cruz por você, então aí você dirá: “OK, Senhor, eu me entrego ao Senhor, minha vida está em suas mãos”.

ADORAÇÃO É USAR MINHAS HABILIDADES PARA DEUS

São as coisas práticas onde uso minhas habilidades para demonstrar, não somente com palavras, que realmente amo minha esposa. Eu o demonstro com ações práticas – arrumando, ajudando, servindo, compartilhando, esse tipo de coisas. E isso faz parte da adoração também.

“O que vocês fizerem, façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não as pessoas”. (Colossenses 3.23 – NTLH).

Se você compreender este versículo, ele vai revolucionar sua vida. Você nunca mais será o mesmo. Você não precisa ir para um monastério para adorar melhor. Quando você mudar de “patrão”, seu trabalho muda para adoração. Muitos compartimentalizam sua vida dizendo: “OK, aqui fica minha adoração. Vou à igreja uma vez por semana. Talvez eu vá ao grupo pequeno uma vez por semana e talvez eu vá separar um período diário para ler um pouco sobre Deus para tentar aprender mais dele e isso vai ser minha adoração. E aqui, vou colocar minha carreira profissional, e depois aqui vou colocar minha vida social” – não, não. Deus diz “eu quero que você me convide para estar em todas as áreas de sua vida. Eu quero estar envolvido em tudo, convide-me para participar de tudo”.

Se você não entendeu nada do que eu disse hoje, quero que você guarde uma verdade porque ela vai revolucionar sua vida. Na vida, não há algo que importe mais; é o para Quem você faz as coisas. Não é o que você faz que importa, mas para Quem o faz. Você tem que entregar tudo a Deus. E todo o seu trabalho se torna adoração. Não me importo se você é açougueiro, padeiro, fabricante de velas. Você pode fazer tudo para Deus. O que Deus quer saber é: “você está fazendo isso para mim?”. Se você é bom em consertar coisas, você pode dizer: “Deus eu quero consertar coisas durante esta semana como se estivesse fazendo para o Senhor”. Se você cozinha bem, pode dizer: “Deus vou fazer esta refeição,... seja num restaurante, seja para sua família, ... como se fosse para o Senhor”. Se você é bom e administrar e organizar, “Deus , vou arquivar estas coisas como se o fizesse para o Senhor”. Isso transforma seu trabalho em adoração e aí, você estará adorando a Deus 24 horas por dia. Não é apenas na igreja. Deus não quer que a adoração se limite apenas à igreja. Quer que seja nossa vida toda; é para adorar a Deus com sua vida.

“Pegue sua vida diária e comum – seu dormir, comer, trabalhar e passear – e ponha diante do Senhor como oferta”. (Romanos 12.1a – Msg).

Oferta é a essência da adoração. Estou oferecendo minha vida a Deus. É aqui onde a coisa pega. Uma vida verdadeira dirigida por propósitos não acontece na igreja. Nem mesmo acontece Nas células. Não acontece em seu período devocional diário, de oração e leitura da Bíblia. Ela acontece nas coisas rotineiras, comuns, terrenas, da vida real, onde você está. Você diz: “Deus. Vou levar esse lixo para fora, como se fosse para o Senhor”. Você pode arrumar as camas para a glória de Deus. Você pode ordenhar uma vaca para a glória de Deus. Você pode limpar a garagem para a glória de Deus. Tudo pode se transformar num ato de adoração se você disser: “Deus – repare: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração”. Coloque todo o seu coração e alma naquilo, como se estivesse trabalhando para o Senhor.

O que aconteceria se você resolvesse hoje, ou segunda-feira de manhã, e dissesse: “Deus, amanhã de manhã vou me levantar e vou trabalhar e vai ser o mesmo velho emprego onde já estou há 10 ou 20 anos, mas desta vez, vou trabalhar para um novo Chefe. Vou trabalhar para o Senhor”. Esse é o ripo de adoração que Deus ama. Ele está presente no tipo de adoração que diz: “Deus tudo o que eu fizer, vou fazer para o Senhor”. Quando você diz isso, sua vida se torna num ato de adoração. Veja então que adoração é um estilo de vida.
CONCLUSÃO

A verdade é que todos adoram alguma coisa. Deus o capacitou para adorar. Colocou isso em seu DNA. Você não poderia parar de adorar se fosse necessário porque isso faz parte de você como ser humano. É por isso que em todas as culturas do mundo encontramos pessoas que cultuam alguma coisa. Se você não adorar a Deus, acredite, vai encontrar rapidamente um substituto, mesmo que acabe sendo você mesmo.

No último verão, um programa de TV que fez sucesso foi “Ídolos”. Há centenas de ídolos brasileiros que adoramos todo o tempo. O que você está adorando? O que você adora? Vou lhe dizer uma coisa. Você adora aquilo para quem dedica sua primeira atenção, seu primeiro afeto, e para quem dedica suas habilidades em primeiro lugar. Alguns de nós estão adorando a carreira, a profissão e vive para seu emprego. Alguns estão adorando o fazer fortuna e cultuando a aposentadoria. Alguns estão cultuando os prazeres, outros adorando o sexo. Alguns estão adorando outra pessoa que domina sua vida – entrega a ela toda a sua atenção, afeição e habilidades. Agora, quero lhes dizer uma coisa, que a grande tentação de sua vida e o pior pecado que você pode cometer, é a tentação de adorar alguma coisa que não seja Deus. Quando eu amo o conforto mais do que fazer o que é correto, sempre vou arrumar problema. Quando prefiro proteger meu ego mais do que me humilhar e mais do que Deus, vou entrar no caminho errado. Quando amo mais a minha reputação, quando amo mais o dinheiro, quando amo o prazer, quando amo qualquer coisa mais do que a Deus, isso cria todo tipo de devastação em minha vida.

A maior e pior tentação foi a que Satanás apresentou para Jesus. A maior tentação na vida é sempre adorar alguma coisa que não seja Deus, dar sua atenção, seu afeto e habilidades para adorar algo que não seja o seu Criador. Quando nós focalizamos nossa atenção, expressamos nosso afeto e usamos nossas habilidades para aquele que nos fez, Deus diz: “Vou cuidar de tudo o mais. Você não precisa se preocupara com nada. Vou cuidar de tudo”. A Bíblia diz no Salmo 37 que Deus está atento e se agrada de todos os detalhes de nossa vida.

Contar sobre Joel Morgan e a experiência que teve ao visitar uma família de missionários na Romênia. (Guloseimas que levou: manteiga de amendoim, pudim de tapioca, suco de frutas.).

Deus se preocupa com detalhes de sua vida, as menores necessidades. Esse é o Deus que é digno de nossa adoração. Quando você entender o quanto apaixonado Ele é, o quanto Ele o ama, o quanto Se preocupa com todos os detalhes, você será capaz apenas de amá-lo. Você sabe o que você vai fazer no céu? A Bíblia diz que no céu vamos dar a Deus nossa atenção, nosso afeto e nossas habilidades por toda a eternidade. Aqui na terra, Deus quer que você treine para que quando chegar no céu, você saiba como adorar.

Agora, o maior erro que você pode cometer na vida é perder seu propósito principal. Por isso quero fazer uma pergunta: no que você pensa mais? Porque aquilo que ocupa mais seu pensamento é o que você mais ama. O que você pensa quando deixa sua mente vagar por aí? Em torno do que você gravita naturalmente? Seja lá o que for, esse é o objeto de sua adoração. Você sabia que seu talão de cheque e sua agenda são documentos teológicos? Sem nem ao menos conhecer você, se você tivesse que me mostrar seu talão de cheques e sua agenda, eu poderia dizer na hora qual é o seu maior amor. A Bíblia diz que você foi planejado para o prazer de Deus. Você foi feito para amar e conhecer a Deus. Por isso, eu o desafio a fazer disso o seu primeiro alvo na vida, a colocar antes de todas as outras coisas – conhecer e amar a Deus porque isso vai dar prazer a Ele. Você vai ter o mesmo objetivo que Paulo, ele disse:

“Por isso temos o propósito de lhe agradar”. (2 Coríntios 5.9 – NVI).

Não existe alvo melhor na vida do que este.

Vamos abaixar nossas cabeças e orar: “Pai, temos conversado aqui sobre algo da maior importância. Ë a mais importante coisa da vida. Conhecer e amar o Senhor. Quero aprender a amá-lo com o amor que o Senhor merece. Com minha mente, apaixonadamente com todo o meu coração e alma e de maneiras práticas, com minhas habilidades. Quando eu voltar para o meu emprego na segunda feira, vou trabalhar para o Senhor, fazendo o que devo como se o Senhor fosse meu chefe. Amém”.

Se você nunca abriu sua vida para Jesus Cristo, por que você não acrescenta mais uma frase: “Jesus obrigado por entregar sua vida por mim. Até onde sei agora, quero lhe entregar minha vida. Em seu nome eu oro, amém”.
______________________________________________________________
P
O QUE ESTOU FAZENDO NESTE MUNDO, AFINAL?

Uma Vida com propósitos – parte 1 (Rick Warren).
Adaptado por Marcílio Guerra

Bem-vindos aos 40 dias de propósitos. Estamos prontos para começar esta jornada, que já estamos planejando há bastante tempo. Hoje queremos ver três grandes questões da vida: 1) A questão da existência – por que estou vivo?; 2) A questão da significação – eu tenho valor?; e, 3) A questão de intenção – qual é o meu propósito?


A Questão da Existência – POR QUE ESTOU VIVO?

Não é exatamente uma pergunta nova. Já foi feita há centenas de anos passados. De fato, Jeremias a faz em Jeremias 20.18, onde lemos: “Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” Provavelmente você já teve ocasiões na vida onde fez a mesma pergunta. Será que nasci só para ter problemas? Fui colocado neste planeta só para sofrer, sentir dor e stress? Arthur Ashley Brilliant, diz: “minha vida é como um tremendo arremesso, mas eu não consigo descobrir para onde vai”. Jack Hanley escreveu: “Espero que a vida não seja uma piada, porque eu não a entendi”. Um rapaz chamado dr. Hugh Moorhead, catedrático do departamento de filosofia da Northeastern University, escreveu uma vez para 250 filósofos bem-conhecidos, cientistas e intelectuais de todo o mundo, perguntando: “Qual é o significado da vida? Depois, publicou suas respostas em um livro. Alguns deram seus melhores palpites. Outros admitiram que inventaram um propósito para a vida. Alguns disseram que não tinham idéia de qual seria o propósito da vida e pediram ao dr. Moorhead que, por favor, se caso soubesse, lhes escrevesse. Carl Yung, o famoso psiquiatra disse: “Eu não sei o significado e propósito da vida, mas parece que foi planejada para alguma coisa”. Isaac Asimov, escreveu: “Até onde posso ver, não há propósito”. Joseph Taylor, é o autor de “Eu não tenho respostas para o sentido da vida e eu não quero mais procurá-lo”.

Essas declarações são trágicas porque a vida sem propósito não vale a pena ser vivida. Não é só coincidência que o número de suicídios aumentem em nossa sociedade. É a segunda causa de morte entre adolescentes. Se você tirar Deus da equação, não tem muitas alternativas. Pode tentar a máxima mística – que diz: “olhe para dentro de você e encontre seu propósito”. Se isso funcionasse realmente, todos nós saberíamos nosso propósito. Tenho certeza que você já tentou. Eu já, e aposto que todo mundo já tentou também. Eu não encontrei a resposta. É necessário muito mais do que uma olhada interior. Busca interior não é a resposta. Mas você ainda pode tentar uma máxima filosófica – os “sobreviventes” dizem: “O propósito da vida é somente a sobrevivência (permanecer vivo)”. Em outras palavras, viva o quanto puder. Os naturalistas dizem: “o propósito da vida é apenas sua perpetuação”. Em outras palavras, você está aqui somente por razões biológicas. Os hedonistas escrevem: “O propósito da vida é o prazer – divirta-se, festeje muito”. Os materialistas dizem: “A vida é comprar coisas”. Sua vida é medida pelas coisas que você possui. Essas respostas não são satisfatórias. A máxima auto-ajuda. Você pode ir a qualquer livraria e vai encontrar centenas de livros, provavelmente, que falam sobre a descoberta do propósito da vida. Todos são basicamente iguais. Dizem a mesma coisa: “você tem que inventar seus propósitos”. Você tem que criar seu propósito de vida. E todos lidam com a mesma máxima - descubra seus sonhos, vá atrás de seus objetivos, tenha algumas ambições, sonhe grandes sonhos, pense grande, acredite que você pode conquistar, tenha fé, veja como você é bom, nunca desista, envolva-se com outras pessoas. Agora, esses conselhos são bons e se você fizer algumas dessas coisas, sua vida vai ser bem sucedida. Mas ser bem sucedido e saber qual é o propósito de sua vida são coisas diferentes. Você pode ser um estrondoso sucesso na vida e mesmo assim nunca descobrir “O que estou fazendo neste mundo, afinal?” Por que Deus me colocou nessa terra? Veja que o propósito de sua vida é muito maior do que sua realização pessoal. É muito maior do que sua felicidade. Maior até que sua paz de espírito. VOCÊ FOI FEITO PARA DEUS E FOI COLOCADO AQUI PARA CUMPRIR SEUS PROPÓSITOS. Enquanto você não compreender isso, a vida não vai ter sentido.

Recentemente, um programa famoso de TV – Everybody loves Raymond (Todo mundo ama Raimundo), teve um episódio com esse tema. Na primeira cena o Raymond achou que sua filha (Ally - Aline) queria conversar sobre sexo, mas ela tinha uma coisa muito mais importante para conversar. Vamos assistir:

CENA 1 – TODO MUNDO AMA RAIMUNDO

OK, por que Deus nos quer aqui? Por que estamos vivos? Por que estamos neste planeta? Existe uma razão para isso? Bem, a Bíblia diz em Provérbios 16.4: “O Senhor faz tudo com um propósito”. Para o seu propósito.

Deus nunca faz nada sem um motivo. Toda pedra tem sua finalidade, toda planta tem seu propósito, todo animal tem seu propósito e se você está vivo, você também tem seu propósito.

Se você quer saber se Deus ainda tem um propósito para sua vida, dê uma checada em seu coração. Se ele ainda estiver batendo, Deus ainda tem um propósito para sua vida. Nos próximos 40 dias, vamos estudar detalhadamente cinco propósitos.

São as cinco razões pelas quais Deus o colocou neste planeta.

Hoje, no entanto, eu quero apenas que vejamos qual foi a motivação de Deus.

Veja o versículo seguinte: Efésios 1.4 (Msg): “Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor”. Sublinhe a frase “foco de seu amor”.

Se você não entendeu nada ainda nesse início dos nossos 40 dias, quero que entenda isto: Deus diz que ele criou você para amá-lo. Talvez você queira anotar. Você foi criado para ser amado por Deus. Deus é amor e Deus quis criar algo para amar e por isso criou você. Ele não precisava de você. Não estava sozinho. Mas ele o fez a fim de amá-lo. Não precisava de você, ele o queria.

E antes que passemos a falar de qualquer outra coisa, você precisa entender que é por isso que você está na terra – para ser amado por Deus.


A Questão da Significância – EU TENHO VALOR?

Isaías fez essa pergunta em Isaías 49.4ª (NVI) ele diz: “Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada”.

Você foi feito para ter significância. Se você não vê o sentido e o propósito de sua vida e não sabe por que Deus o colocou neste planeta, a vida não tem sentido.

Durante a Segunda Guerra Mundial, havia prisioneiros um campo de concentração nazista na Hungria, que estavam processando esterco humano em uma fábrica. Os aliados chegaram lá, bombardearam a fábrica e estouraram tudo. Aí, os prisioneiros não tinham mais nada para fazer. Os soldados nazistas fizeram com que os prisioneiros carregassem todo o entulho que sobrou da fábrica para um outro terreno. No dia seguinte, fizeram trazer o mesmo entulho de volta. No outro dia, tiveram que carregar o entulho outra vez para o outro terreno, e assim foi, todo dia, sem sentido, sem uma finalidade. Era só trabalhar na mesma coisa, todo dia, sempre igual, sem sentido algum. Aí, começou a acontecer uma coisa estranha. Os prisioneiros começaram a enlouquecer. Começaram a perder a vontade de viver porque não havia sentido, propósito, em seu trabalho. Ficavam somente carregando o entulho para lá e para cá. Muitos deles começaram a se jogar em cima dos guardas para ver se levavam um tiro. Na verdade, queriam cometer suicídio.

É assim porque você e eu fomos feitos para ter significância.

Você pode passar pela vida vivendo em um dos seguintes níveis: o primeiro e mais baixo nível é o que eu chamo de Sobrevivência. O nível da sobrevivência é onde vive a maioria das pessoas hoje em dia. Estão no modo sobrevida. Mal conseguem continuar. Apenas existem. Não estão vivendo de fato. São controlados pelas circunstâncias. Colocam seu tempo e vida toda nos finais de semana. Estão no modo sobrevivência.

Um passo além, está um modo melhor de vida do que a simples sobrevivência, que é o nível do Sucesso. Honestamente, é onde a maioria de vocês está. Pelos padrões da sociedade, vocês chegaram lá. Tem uma vida confortável, comparada ao resto do mundo; são extremamente ricos com relação ao resto do mundo. Tem propriedades, liberdade, boa saúde e talvez até prestígio; são bem sucedidos. Mas hoje, estão saindo muitos livros que dizem coisas como: “Se eu tenho tanto sucesso, por que não me sinto realizado?”. A razão é porque é preciso mais do que status para nos satisfazermos.

Você precisa passar para o terceiro nível, que é o que eu chamo de Significância. Não é uma sobrevivência, não é o sucesso, mas é o nível do significado. Como você vive nesse nível? Bem, você chega lá através de três coisas:

Primeira: Você sabe o sentido da vida – isso lhe dá Significância.

Segunda: Você sabe o quanto importa para Deus – isso lhe dá Significância.

Terceira: Você sabe qual é o propósito de Deus para sua vida e o está vivenciando – isso lhe dá Significância.

Se você quer saber quanto Deus se importa com você, olhe para os próximos versículos da Bíblia. Deus diz: “Eu sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu”. (Isaías 44.2 - NTLH).

Deus estava cuidando de você desde que você estava na mente dele. O próximo versículo diz: “todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. (Salmo 139.16 - NVI).

Esse é o tamanho da preocupação de Deus com você. Ele deu tamanha atenção à sua vida que todos os detalhes foram escritos no seu livro, mesmo antes de você começar a respirar.

Esse é o grau do cuidado que você inspira a Deus. Você tem valor? Sim. Ele o fez; o criou para amá-lo e a Bíblia diz que você tem valor. Ele vê todas as coisas em sua vida, as boas, as ruins e tudo o que fica entre as duas. Você importa para Deus.

Na cena seguinte, o irmão do Raimundo, o Roberto, se preocupa com o significado da vida, pergunta e fica imaginando se sua vida é diferente da de um inseto que vive apenas 24 horas, como o mosquito da fruta. Veja só:

CENA 2 – TODO MUNDO AMA O RAIMUNDO

Deus está brincando conosco? Deus está intencionalmente tentando nos confundir? Ele nos mantém no escuro para que não entendamos realmente por quê estamos aqui, para o quê e qual é o sentido de nossa vida? Esse é o seu plano? Não, de jeito nenhum! Deus quer que você saiba o quanto ele se importa com você. Deus quer que você saiba o significado da vida. Quer que você conheça seus propósitos e está fazendo muitas coisas para ajudar você a aprender tudo isso. Se você ficar conosco nesses 40 dias, vamos falar sobre esse assunto. Diferente da mosca da fruta, que vive somente 24 horas, Deus tem planos de longo prazo para você. Veja esse versículo: “Mas os planos do Senhor permanecem (o que?) para sempre; os propósitos do seu coração (o que?) por todas as gerações”. (Salmo 33.11).

Escutem, os propósitos dos quais vamos falar nos próximos 40 dias não são apenas para o resto de sua vida aqui na terra. São para o restante de sua vida eterna, para sempre e sempre, e sempre, e sempre. Porque os propósitos de Deus são eternos.

Quando falamos sobre os cinco motivos pelos quais Deus o colocou na terra, dizemos: ele só quer que você treine aqui o que vai fazer durante a eternidade.

Deixa eu repetir – na terra, Deus quer que você pratique as coisas que você vai fazer no céu para sempre e sempre. Isso aqui é o aquecimento, é como o Jardim da Infância, a Pré-escola, é onde você vai ensaiar nos bastidores.

Deus diz: Eu tenho planos e propósitos para sua vida, mas não terminam com a morte. Quando você morrer, seu coração vai para de bater e será o fim de seu corpo, mas não é o seu fim. Você é mais do que seu corpo apenas. Você foi feito para durar para sempre.

A Bíblia diz em Salmo 33.11 (NVI): “Mas os planos do Senhor permanecem para sempre” (anote isso), Deus diz: “eu fui feito para durar para sempre”.

Fui criado para ser amado por Deus e feito para durar para sempre. Esta vida não é tudo que existe.

Um dos maiores meios pelos quais você pode desperdiçar sua vida é pensar que isso aqui é tudo, o aqui e agora. Você vai passar mais tempo do lado de lá da morte, do que deste lado. Deste lado, você pode passar 60,70, 80, ou 90 anos. Mas isso é uma gota comparada com a eternidade. O tempo que você passa na terra não é muito na verdade. É como se você esticasse uma fita métrica de Tóquio até São Paulo, pelo Pacífico. O primeiro milímetro dessa linha não seria parecida nem de perto com o tamanho de sua vida quando comparada com todo o tempo que você vai passar na eternidade. Você foi feito para a eternidade e a vida é uma preparação para a eternidade. Você não vai descobrir isso no seu livro de auto-ajuda, mas esta é a verdade.

A vida é uma preparação para a eternidade e nos próximos 40 dias, vamos falar sobre como você se prepara porque isto aqui não é tudo o que existe. Ah, não! Os propósitos de Deus para você são eternos. São para sempre. Esta é a chave para o significado da vida. Compreender que a vida é uma preparação para a eternidade.

A Bíblia diz, leia em 2 Coríntios 5.1 (NTLH): “Sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez e ela durará para sempre”. Você quer saber o quanto você vale para Deus? Bem, vou dizer – ele se importa muito com você. Quer mantê-lo perto dele para sempre. Isso dá significância à vida. Veja este versículo: “Deixem a confusão empobrecida e vivam ! Andem pelo caminho da vida com significado”. (Provérbios 9.6 – Msg).

Então, a questão da existência: por que estou vivo? Deus responde dizendo: “Eu o criei para amá-lo, é por isso que você está vivo”. Na questão da significância: a vida vale mesmo a pena? Deus diz: “Ah, sim! Você tem valor. Você importa tanto para mim que eu pretendo mantê-lo vivo para o resto da eternidade. Você não é uma mosquinha de fruta que dura 24 horas. Você vai estar por aí muito, muito tempo”.


A questão da intenção: QUAL É O MEU PROPÓSITO?

Qual é o meu propósito? O que estou fazendo no mundo, afinal? E é para isso que estaremos olhando durante estes 40 dias.

No Salmo 89.47b (NVI), Davi escreveu: “Terás criado em vão todos os homens? “. Com quem Davi estava falando quando perguntou isso? Consigo mesmo? Não. Ele estava falando com Deus.

Bertrand Russel, inglês, provavelmente um dos maiores filósofos ateus deste século (pelo menos foi honesto o suficiente para afirmar isso), disse: “a menos que você assuma a existência de Deus, a questão do significado e propósito da vida são irrelevantes”.

Veja bem, se Deus não existe, se você é apenas fruto de uma acaso da natureza, se você é somente uma espuma complexa – então, adivinhe só? – sua vida não tem a menor importância. Se alguém quer tirá-la, pode. Não há nenhum motivo real, nenhum propósito. Mas Deus existe. E Deus o criou por um motivo, ele o fez com um propósito. O único meio de você descobrir esse propósito é olhar para Ele.

Vamos jogar um pouquinho agora (pastor mostra vários acessórios sobre a mesa) – você sabe para que servem esses instrumentos? Aqui está o primeiro. Estou segurando. Alguém sabe para que serve isto? Qual é a finalidade deste instrumento? Não, não é um martelo.

A questão é: se não sabe qual é a finalidade de alguma coisa, pode usá-la mal.
Você quer saber por que há tantas pessoas abusadas hoje em dia? Porque não sabem seu propósito.Quando você não sabe o propósito de alguma coisa, vai abusar dela, vai usá-la mal.
Esse é o primeiro ponto. Bom, aqui está o segundo: a única maneira de você saber o que são algumas coisas é:

A) você conversa com o seu criador, ou inventor dela; ou,
B) você lê o manual de instruções.

O único modo de se saber seu propósito na vida - não é ouvindo filósofos, porque mesmo os melhores estão apenas fazendo suposições. Não é buscando em seu interior, porque você não vai encontrar lá. Não é olhando para livros de auto ajuda, porque sua recomendação é que você crie um propósito. Este é o único meio pelo qual você vai descobrir seu propósito na vida: conversar com o Criador e ler o Manual.

Vamos agora assistir a cena final do episódio Everybody loves Raymond (Todo mundo ama Raimundo) – a família toda tenta adivinhar qual é o propósito da vida. Vejam:

CENA 3 – TODO MUNDO AMA RAIMUNDO

Nesse esquete, Maria, fez duas coisas certas:

Primeiro, foi até a Bíblia; e, segundo, começou com o versículo correto – Gênesis 1.1, o primeiro versículo da Bíblia. ....”no princípio criou Deus (e não só lá, mas você também foi criado). Se essas palavras não estivessem lá, não poderíamos estar discutindo o significado da vida. Não poderíamos estar discutindo nosso propósito na vida.

Tudo começa com Deus, continua com Deus e termina com Deus. “No princípio Deu criou”. A Bíblia diz isso. Veja Provérbios 9.10b (NTLH) – leia comigo: “se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas”.

Você quer entender o significado da vida; você quer entender o propósito da sua vida? Anote ai: EU DESCUBRO O MEU PROPÓSITO DE VIDA CONHECENDO DEUS.

Tudo começa com Deus. Olhe para o próximo versículo, Colossenses 1.16 (Msg): “pois todas as coisas, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo começou com ele e encontra nele seu propósito”. Olhe agora Efésios 1.11: “é em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças.... ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos”.

Se você quer saber seu propósito na vida, comece conhecendo a Deus. Quanto mais você o conhecer, mais vai entender os caminhos e a sabedoria de Deus e mais você vai entender o significado e propósito da vida. E mais, você vai entender o sentido de todas as coisas porque a Bíblia diz que conhecer a Deus resulta em todo o tipo de conhecimento

Você não vai aprender em um programa de entrevistas. Não vai entender isso em alguma sessão espírita. Não vai aprender isso lendo folhas de chá. Não vai entender isso indo para um seminário. O único meio de você entender o sentido da vida e o seu propósito de vida é conhecendo Deus. Tudo começa com Deus, porque tudo tem a ver com Deus. “No princípio Deus”. Tudo tem a ver com Deus.

Se você vai entender o propósito de Deus para sua vida, você precisa conhecer Deus. É simples assim. Maria disse: “isso pode demorar um pouco”. É isso mesmo, porque entender os propósitos de Deus para sua vida leva tempo. Não é como dar um chute e pronto. É por isso que vamos passar 40 dias estudando os propósitos de Deus para você.

Bem aí na sua frente, há um cartão para os 40 dias de propósitos. Você pode pegar um? Quero que todos tenham um em mãos. Este é um cartão diferente porque você não vai devolvê-lo, mas quero que todos tenham um. É um cartão que quero que todos assinem, levem para casa e coloquem preso na geladeira. Então, todos tem que ter um. Pode ser que vocês estejam perguntando:”por que 40 dias?” Bem, a Bíblia deixa claro quando Deus considera 40 dias como um período significante, em termos espirituais.Toda vez que Deus quis mudar a perspectiva de alguém e prepará-lo para seus propósitos, usou 40 dias:

Ø A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.
Ø A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai.
Ø Os espias foram transformados por 40 dias enquanto investigavam a terra prometida.
Ø A vida de Davi foi transformada por 40 dias onde Golias desafiou Israel.
Ø Elias, o profeta, foi transformado quando suas forças duraram 40 dias após uma refeição sobrenatural que Deus lhe deu.
Ø A cidade de Nínive foi transformada quando Deus lhe deu 40 dias de prazo para mudar.
Ø Jesus foi fortalecido para seu ministério público quando ficou 40 dias no deserto.
Ø Os discípulos foram transformados quando Jesus passou 40 dias com eles depois de sua ressurreição.

Os próximos 40 dias vão transformar sua vida. Tenho absoluta certeza. Quero que você olhem para esse cartão. Acompanhem:

q Crendo que Deus me criou para seus propósitos e que o melhor uso que posso fazer da vida é cumprir esses propósito, comprometo-me a nesses próximos 40 dias fazer o melhor possível para entender os cinco propósitos de Deus para mim.

q Vou participar de uma célula de 40 dias de propósitos

Temos 81 células por toda Piracicaba. Se você ainda não pertence a um, não é tarde demais. Você pode sair para o pátio; temos um recepção chamada “Procurador de Célula”, que hoje pode ajudar você a se juntar a uma célula nesta semana . Não é tarde demais.

q Vou ler um capítulo por dia do livro: Uma Vida com Propósitos

Todos que entrarem para uma célula precisam de uma cópia do livro. Quero sugerir que você coloque anotado em sua agenda um horário para sentar e ler. Seja de manhã, no almoço, não importa. Programe e faça-o todos os dias durante os próximos 40 dias. Isso vai levar uns 15 minutos por dia. Também quero sugerir que você arranje um parceiro de leituras, para quem você possa telefonar e discutir o que estiver lendo. Não faça esta jornada sozinho. Arrume um parceiro espiritual.

q Vou fazer o possível para ouvir as 7 mensagens desta série “Uma Vida com Propósitos.

Aquilo que vou estar dizendo nos cultos, vai preparar o que você vai estudar durante a semana seguinte. Assim, o que estamos conversando esta noite, vocês vão estudar durante a semana um pouco mais detalhadamente.

q Vou decorar um versículo da Bíblia por semana, relacionado ao propósito de Deus para mim.

Agora, olhem aqui. O negócio é o seguinte. Se vocês somarem todo o tempo que precisam para fazer tudo isso – eu já calculei o tempo e fui bem generoso. Tudo vai levar umas 48 horas no total. Então, aqui está minha pergunta: “o resto de sua vida e o resto da eternidade não valem um investimento de 48 horas agora?”. Eu acho que sim. Quero pedir que vocês assinem o cartão e o levem para casa. Coloquem na porta da geladeira como lembrete. Alguns de vocês colocam as coisas mais absurdas na porta da geladeira, então ponham uma coisa de valor lá.

Eu entendo que muitos aqui hoje estão em diferentes estágios de sua caminhada espiritual. Isso não importa. Vamos caminhar juntos, não importa qual seja seu estágio na vida. Alguns estão apenas interessados na igreja e estão dizendo: “não tenho certeza se é isso que eu quero, mas sou honesto o suficiente para checar primeiro”. Parabéns! Isso é bom. Ficamos contentes por ter vocês junto conosco em nossa jornada. Alguns aqui são novos convertidos e fico muito animado por vocês porque sei que vão começar direito, como muitos aqui não puderam fazer. Outros aqui são o que chamo de “indecisos”. Esses dizem: “eu digo que sou cristão, mas não ando muito perto de Deus. Para ser honesto, vivo meus planos e não os de Deus”. Bem, esses 40 dias são a época de voltar para casa. Outros, são crentes fortes, e vocês vão aprofundar mais sua comunhão com Deus, mais do que já fizeram em qualquer ocasião anterior e vocês vão trazer outros junto também.

A despeito de onde você esteja em sua caminhada espiritual, olhe para este último versículo: “pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça”. (Atos 10.35 - NTLH). George Herbert disse uma vez: “Nunca é tarde para ser quem você deve ser”. Nunca é tarde demais.

Vamos abaixar nossas cabeças – você sabe que Deus tinha um propósito para trazê-lo aqui hoje a noite. Ele quer que O conheça e aos propósitos que tem para você. Por isso, vamos falar com ele. Você não precisa usar linguagem complicada. Se não sabe o que dizer, me acompanhe nesta oração.... diga somente: “Deus, eu também quero”.

Oração: “Querido Deus, reconheço que se não fosse o Senhor, eu não estaria vivo. Mas porque me criaste deves ter um propósito para mim. Admito que tenho me concentrado em meus planos para a vida e não os Teus. Mas quero saber quais são os Teus planos para mim. Por isso comprometo os próximos 40 dias da minha vida para aprender tudo isso. Obrigado porque me criaste para me amar. Obrigado porque Te importavas comigo mesmo quando eu não Te conhecia. Obrigado porque fui criado para viver para sempre. Quero uma vida plena de significado. Quero começar conhecendo melhor o Senhor. Dentro daquilo que entendo, peço que Jesus Cristo entre na minha vida e me ajude a entender os Teus propósitos para mim. Eu quero dar o primeiro passo hoje. Em Teu nome eu oro, Amém”

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO