segunda-feira, março 12, 2007

Palavra Pastoral 11-03-2007


NÃO DESPERDICE SUA VIDA

Certa vez vi um adesivo que dizia: “A vida é muito preciosa para ser desperdiçada”. Mas como se faz isso? Como evitar o desperdício de vida? Bem, a Bíblia diz em Efésios 5. 15-17 .... vamos ler juntos, em voz alta: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.
Otem, vocês podem circular a palavra “cuidado”. Está escrito: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem”. Qual é o oposto de “tomar cuidado?”... é ser descuidado. Então, o texto diz: não sejam descuidados. Literalmente no grego, o significado é “Não tropecem pela vida; não passem por cima dela”. Pensem um pouco, entendam para o quê estão aqui, entendam qual é o seu propósito de vida e lemos aqui: “aproveitando ao máximo cada oportunidade, sejam sábios”. Continua, “procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Se eu pedisse para você ser honesto, quantos aqui poderiam dizer que gostariam de saber o que Deus quer fazer com sua vida? Quantos gostariam de saber? Acho que a maioria, senão todos.

Bem, o que Deus quer que você faça com sua vida. Lemos: “Não sejam insensatos, sejam sábios. Entendam o que Deus quer fazer com suas vidas”. Mas hoje, vamos preparar nossos corações para essa jornada tomando a Ceia.

Antes de o fazermos, quero que pensemos por um segundo sobre três questões importantes da vida: O que Deus quer? O que é preciso? Por que eu deveria fazê-lo? Se você pudesse resumir sua vida, essas seriam as questões mais importantes.

PRIMEIRA QUESTÃO: O QUE DEUS QUER DA MINHA VIDA?

O que quer dizer isso? O que essa pergunta implica? Por que eu deveria fazê-lo? Vamos dar uma olhada nisso hoje. Primeiramente, O que Deus quer de você?

Bem, lendo a Bíblia toda, podemos resumir seu conteúdo em algumas palavras apenas. Você pode anotar isso – ELE QUER SUA VIDA TODA. Ele quer minha vida toda.

Não há um versículo em toda a Bíblia, nenhum, que diga que você pode ser cristão e continuar vivendo como antigamente. Não existe! Deus quer sua vida toda. Não quer apenas 10% de você. Não quer 50% de você, não quer 99% de você – Ele quer toda a sua vida.

Bom, Deus deixa isso muito claro; não há nenhum mistério aqui. Veja o que a Bíblia diz em Romanos 6.13a (NVI): “Ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça”. Circule as palavras “ofereçam os membros do corpo”. Isso é oferecer você completamente.

Ou é tudo ou nada. Ou é verdadeiro e isso vai determinar o que vai ser o restante de sua vida, ou você deve largar isso para lá e fazer só o que tiver vontade.

Ainda existem pessoas tentando ficar em cima do muro. Elas dizem: “Bem, eu não sei o que Deus quer da minha vida”. Olhe então para o próximo versículo: “... que é que o Senhor, o seu Deus lhe pede, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos seus caminhos e que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus , de todo o seu coração e de toda a sua alma”. Aí aparece de novo, “todo o seu ser”. (Deuteronômio 10.12, NVI).

Muitas pessoas tentam ficar em cima do muro. Elas dizem: “Bem, eu vou servir a Deus no meu tempo livre”. É como se eu tivesse uma torta – tenho minha vida social, minha carreira profissional, minha vida sexual, você sabe como é, tenho minha vida em família, minha aposentadoria, e aqui minha vida espiritual – como se sua vida espiritual fosse parte de uma torta. Errado! A torta toda é de Deus. Ele quer que a torta toda esteja sob o controle dele. Não quer ser classificado como num arquivo, com você dizendo: “Sabe, Senhor, eu vou lhe dar 10% da minha vida”. Ele quer tudo. Quer todo o seu ser.

Bom, existe um mito que diz que você tem capacidade para fazer tudo, que pode ter tudo, mas você não pode. Você tem que entregar tudo a Deus.

Veja o próximo versículo. Vamos ler juntos: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus 6.24).

Quero que vocês sublinhem “não podem”. Não está escrito que vocês “não devem” servir a Deus e ao Dinheiro – está escrito que vocês “não podem” servir a Deus e ao Dinheiro. A Bíblia diz que é impossível.

Do que Deus está falando aqui? Ele está dizendo que é impossível ter duas prioridades número 1 na vida. Você sempre vai ter algo que é o número 1, e o restante vai ser número 2, 3, 4. Você não pode ter duas prioridades número 1.

Há muitas coisas além do dinheiro que podem certamente empurrar Deus para fora do Primeiro Lugar de sua vida. O trabalho pode tirar Deus do Primeiro Lugar; jogos, esporte, hobbies podem tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida; o namoro pode tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida, até sua família pode tirar Deus do Primeiro Lugar de sua vida. E Ele está dizendo que você não pode servir a Deus e mais alguma coisa ao mesmo tempo. Ele diz: “Eu quero tudo; eu quero controlar sua vida totalmente”.

Portanto, a verdadeira questão é: “O que vai ocupar o primeiro lugar em você?”.

Trata-se do que vai ser o seu primeiro alvo – vai ser construir sua carreira? O primeiro alvo de sua vida é sua família? O primeiro objetivo de sua vida é sua aposentadoria? O primeiro alvo de sua vida é manter sua boa saúde?

Veja bem, todas essas coisas são boas. De fato, foram criadas por Deus. Deus não tem nada contra que todos tenham essas coisas na vida, exceto que estejam no primeiro lugar. Deus diz: “Não tenham outros deuses diante de mim”.

Seja lá o que for que ocupe o primeiro lugar em sua vida, isso é o seu deus. No momento em que você tiver uma coisa ocupando o primeiro lugar de sua vida, que não seja Deus, isso se torna um ídolo. E Deus diz: “Isto é errado”. Ele diz: “Eu quero ser o número 1 em sua vida, antes de todas as coisas, e eu vou colocar todas as coisas em sua perspectiva correta”. Ele diz: “Tudo vai faze sentido”.

Uma vez Jesus contou uma história sobre isso. Na verdade, não é uma história, foi um fato acontecido na realidade, em sua vida aqui. Ele estava andando pelas ruas de Jerusalém e disse a um homem que estava a seu lado: “Siga-me”. O rapaz disse: “Tudo bem, vou segui-lo. Mas, Senhor, deixe-me primeiro cuidar dos meus negócios, de minhas responsabilidades”. Vejam, essa pequena frase: “Senhor, deixe-me primeiro”, é uma contradição. Você não pode dizer “Senhor”, e “primeiro eu..”, ao mesmo tempo. Se você está dizendo “primeiro eu...”, Ele não é seu Senhor. Não está no comando. Não é o número 1.

Portanto, você tem que decidir quem vai ser o Senhor de sua vida – você ou Deus? Como vai ser: “Deus primeiro” OU “primeiro eu”?

Quero fazer uma pergunta pessoal: Em que área você está dizendo para Deus: “Eu primeiro”? Você sabe que mesmo os cristãos fazem isso.

Em que área você está dizendo: “Deus, vou viver para o Senhor, mas deixe eu primeiro encontrar alguém para casar. Deus, eu vou viver para o Senhor, mas deixa eu primeiro terminar os estudos. Deus, vou te servir realmente, mas espere primeiro os meus filhos saírem de casa. Deus, vou “pegar fogo” pelo Senhor, vou fazer tudo, mas primeiro deixa eu conquistar minha independência financeira. Deixa eu pagar minha hipoteca. Deixa eu primeiro construir minha carreira. Deixa eu primeiro financiar a faculdade dos meus filhos”. E Deus diz: “SE EU NÃO FOR O PRIMEIRO, NADA VAI ESTAR NA PERSPECTIVA CORRETA”.

Ex.: Quando disse a Sônia que iria casar com ela, mas que eu primeiro iria terminar a faculdade teológica. Sua resposta: “Então você está livre para encontrar outra moça e casar”.

Jesus contou uma história certa vez; disse: “É como um rei que planejou dar um grande banquete e saiu para convidar todos para vir ao seu maravilhoso jantar. Mas as pessoas começaram um por um, a apresentar suas desculpas” (Lucas 14.18-20). O primeiro disse: “Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me”. Outro disse: “Acabei de comprar cinco juntas de boi e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me”. Ainda outro disse: “Acabo de me casar, por isso não posso ir”. Pense um pouco. Esses três rapazes foram convidados para o banquete do rei; e todos recusaram o convite. O primeiro rapaz usou sua riqueza como desculpa – acabei de comprar umas terras e preciso ir vê-las – continuavam lá mas ele precisava ir vê-las. O segundo rapaz usou seu trabalho como desculpa – eu tenho que ir e arar meu campo. O terceiro usou sua esposa como desculpa – acabei de casar.

Então, aqui vai minha pergunta a você: “Que desculpa você está apresentando a Deus por se colocar em primeiro lugar?” Senhor, deixa eu primeiro fazer isso, depois estarei à sua disposição. Deixa eu primeiro fazer isso e depois serei todo seu.

Quero lhe contar um segredo, mas com uma condição: se você passar ele adiante, certo?
– SE VOCÊ COLOCASSE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR EM SUA VIDA, ELE CUIDARIA DE TUDO O MAIS PARA VOCÊ.

Veja o próximo versículo. A Bíblia promete em Provérbios 3.6: “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos (e isso em tudo), ... coloque-o em primeiro lugar ... e ele endireitará as suas veredas (Ele vai coroar seus esforços com sucesso).

Não conheço ninguém que não queira ser bem sucedido. Você quer ser bem sucedido? A Bíblia diz como, bem aqui – “Em tudo o que você fizer, coloque Deus em primeiro lugar e Ele vai coroar seus esforços com sucesso”. (Parafraseado).
Você já tentou viver um cristianismo de meio período? A primeira questão da vida é: O QUE DEUS QUER? Ele quer você em sua totalidade. Toda vez que você ficar em cima do muro, sai perdendo.

O que Deus quer? Bem, Ele quer todo o seu ser. Não uma parte apenas. Ele quer você completamente.

SEGUNDA QUESTÃO: O QUE É PRECISO?

O que é preciso para não desperdiçar minha vida? O que é preciso para eu ser tudo o que Deus quer que eu seja? O que é preciso para eu desenvolver todo o meu potencial?

Bem, vou lhes dizer em apenas uma palavra. Pode ser que vocês não gostem do que vão ouvir. É uma palavra não muito popular. Nós nos encolhemos de medo quando a ouvimos. Realmente não gostamos dela. Mas é a palavra “DISCIPLINA”. E ouviu-se um rugido por toda a terra.

Anotem esse versículo, Provérbios 10.17a: Ele diz: “Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida”. Você não pode ser discípulo sem disciplina. As duas palavras andam juntas – discípulo e disciplina. Você não pode ser discípulo de Jesus sem disciplina.

Veja o que a Bíblia diz em 1 Timóteo 4.7 (Bíblia Viva): “Seja disciplinado com o propósito de alcançar a piedade”.

O que quer dizer disciplina?

Bem, em poucas palavras, disciplina é gratificação adiada. Isso é disciplina. Gratificação adiada. Disciplina é fazer uma coisa que é difícil agora, a fim de desfrutar do benefício mais tarde.

Alguns de vocês nem precisam dessa definição porque são incrivelmente disciplinados. Alguns aqui são muito disciplinados em seu trabalho e carreira profissional. Planejam seu dia, estão sempre no horário, são conscienciosos em seus hábitos de trabalho. Outros são muito disciplinados com o cuidado do corpo. Nunca faltam à uma sessão de ginástica. Faz parte de sua rotina, de sua agenda. Outros não perdem seu programa favorito na TV. Quero dizer, vocês nem pensam em perder. E, naturalmente, muitos de nós não perdermos uma refeição nunca. “Xi!” Há muito tempo que eu não perco uma refeição! Você é disciplinado em determinadas áreas e em outras não.

Você sabe no que é disciplinado? ...Em que áreas que quer ser? Você faz o que considera mais importante?

Que tal se você fosse tão disciplinado com sua hora devocional quanto é com sua disciplina de nunca perder uma refeição? Que tal se você fosse disciplinado com servir os outros quanto é com sua ida ao trabalho todos os dias? E se você fosse disciplinado com a frequência à igreja quanto é com seu programa favorito na TV?

Sabe, existe outra palavra para disciplina – gostamos um pouco mais desta, por isso você pode usá-la – eu dou permissão a vocês. É a palavra “HÁBITO”. Os hábitos são simplesmente disciplinas e você é o resumo de todos os seus hábitos. Diga-me o que você faz habitualmente e eu vou dizer-lhe qual é o seu caráter. Se você habitualmente fala a verdade, você tem integridade. Se habitualmente você é fiel à sua esposa, você é uma pessoa fiel.

Trata-se do que você faz seguidamente, sem nem ao menos pensar. Se é um hábito, é parte de sua vida e sua vida toda está projetada, moldada, controlada, formada pelos hábitos. Se você deseja mudar sua vida, tudo o que tem a fazer é mudar seus hábitos.

Veja bem, você precisa desenvolver novos hábitos espirituais. Note novamente o que a Bíblia (1 Tm 4.7; Bíblia Viva) diz: “Seja disciplinado com o propósito de alcançar a piedade”.

Alcançar a piedade. Ele está dizendo que através de exercícios podemos manter a boa forma espiritualmente falando, da mesma forma com que nos exercitamos para manter a forma física. Quero falar de dois exercícios. Um é o que eu chamo de disciplina do deixar para lá. Isso significa que você deixa coisas porque não consegue adicionar outras à uma agenda já carregada, se não abandonar algumas coisas. Hebreus 12.1b diz:”Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” Quero que você sublinhe duas palavras – “peso e pecado”. Essas são as duas coisas que podem limitar seu potencial na vida. São duas coisas que fazem com que você desperdice sua vida. E ele diz: “Você tem que abandonar, tem que se desembaraçar dessas coisas”. Uma delas é o pecado, e a outra os pesos.

Agora, você sabe que pecado é .... quebrar um dos mandamentos de Deus.

Mas o que é “peso”? bem, um peso é algo que não é necessariamente errado; apenas, não é necessário. Você já pensou nisso? Há algumas coisas na vida que não são necessariamente erradas; são apenas não necessárias. Um peso pode ser esse tipo de coisas. Pode ser um relacionamento, uma expectativa, uma atividade, pode ser um clube, uma recordação, ou milhares de diferentes tipos de peso.

A Bíblia diz: “Para crescer, você precisa aprender a dizer ‘não’”. Você não pode dizer ‘sim’ para tudo. Tem que dizer ‘não’ para algumas coisas. Você tem que dizer “não” até para algumas coisas boas para poder ter tempo de fazer as coisas ótimas. Tem que dizer “não” para as coisas que não são tão más. De fato, chegam a ser boas, mas você as recusa porque não pode fazer tudo ou ter tudo.

Uma das razões pelas quais achamos difícil abandonar atividades é porque ligamos nossa identidade à elas. Mas, se você levar a sério o cumprimento do seu propósito de vida, você precisa abrir espaço para Deus em sua vida.

Se você vai dar espaço para Deus em sua vida, você vai ter que fazer alguns cortes. Algumas coisas boas, não pecado, coisas boas.

DESAFIO

Quero ser honesto com vocês. Como pastor, estou preocupado com isso. Estou preocupado com as pessoas de nossa igreja. Vocês não podem continuar acrescentando itens à sua agenda. Muitos aqui (que conheço pessoalmente, sei de suas vidas) estão muito além do limite. Estão fazendo coisas demais na vida. E estamos prontos para, nos próximos 40 dias, acrescentar três novos hábitos em sua agenda. Uma leitura devocional diária de uns 15 minutos, que irá ajudar vocês a compreenderem os propósitos de Deus para suas vidas; uma reunião semanal com uma célula (grupo pequeno) durante seis semanas, para ajudar vocês a entenderem o propósito de Deus para suas vidas e um versículo para decorar durante a semana, que provavelmente vai tomar uns 5 minutos e vai ajudar a entender o propósito de Deus para suas vidas.

Estou dizendo desde já, como Pastor que se preocupa com vocês, que precisam decidir agora o que vão cortar antes de começarmos os 40 dias de propósitos. Não se pode colocar muitos pedaços de madeira no fogo porque ele pode apagar. Se você atear fogo nas duas extremidades da vela não vai ser muito brilhante de sua parte, como você pensa ser. Sua vida já está sobrecarregada, mas nem tudo tem o mesmo valor. Por isso, você precisa perguntar: “O que vou parar de fazer?”.

Toda vez que você acrescenta uma nova atividade em seu calendário, precisa perguntar o que vai retirar. Toda vez que assumir um novo hábito, uma nova habilidade, um novo compromisso, deve dizer: “O que não vou fazer a partir de agora?”.

Precisamos lembrar dos perigos da PROCRASTINAÇÃO. Há algumas coisas que você precisa acrescentar à sua vida. Há outras que você deve procrastinar porque não merecem ser realizadas. Não são ruins; apenas há outras mais importantes que devem ser feitas se você quer crescer espiritualmente. E você vai precisar saber disso. Talvez vá precisar desistir de uma hora de TV por semana durante 40 dias. isso pode significar a morte para alguns, não sei. Você pode ir para casa para assistir Big Brother (ou o Jornal Nacional para saber das novidades) ou ir para a reunião da célula e fazer amigos (e saber as novidades). Não sei o que você vai preferir. Se você disser: “Vou assistir Big Brother (ou o jornal) – você está com um problema. Você precisa dizer: “O que vou fazer?”. Talvez você precise dormir 15 minutos mais cedo durante 40 dias, para que possa se levantar 15 minutos mais cedo para fazer sua leitura devocional.

Você simplesmente não pode continuar acrescentando coisas novas à sua agenda. Para alguns, talvez isso soe como uma heresia. Talvez vocês precisem cortar seus exercícios físicos durante seus exercícios espirituais nesses 40 dias. Talvez porque um dia seu corpo vai decair e morrer. Mas seu espírito vai durar para sempre. A Bíblia diz: “Use seu tempo e provações para trabalhar seu espírito”. Há um custo a ser pago quando colocamos Deus no primeiro lugar em nossa agenda, mas a recompensa é muito grande.

Há uma outra disciplina que acho que vocês devem considerar ao entrarmos nesses 40 dias de propósito, que é a disciplina de respeitar prioridades. Um bom exemplo é o texto bíblico de Lucas 10.40-42. Fala de duas irmãs, amigas de Jesus. Ele foi visitá-las e a Bíblia relata: “Marta porém estava ocupada com muito serviço”. Quero parar um pouco aqui. Alguém aqui se identifica com essa frase? Marta estava distraída por suas muitas tarefas. Não tinha agenda para o dia, por isso pergunta a Jesus: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Diz-lhe que me ajude!”.

Olha só, Maria estava sentada aos pés de Jesus. Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas”; em outras palavras, ele queria acrescentar uma coisa espiritual. Ele disse: “Todavia apenas uma coisa é necessária” (por favor sublinhem “apenas uma coisa”) “e Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. SOBRE O QUE JESUS ESTÁ FALANDO?

Jesus disse: “Não há competição entre lavar louça ou sentar-se para me ouvir”. Se tiver que decidir entre aprontar a casa, fazer a comida ou passar o tempo comigo porque “estou aqui”, Jesus disse, não há menor dúvida sobre o que se deve fazer. Deixa eu perguntar: você se identifica com Marta? Fazer o que está em sua lista de tarefas tiram seu foco de Deus? Sua vida está cheia de ocupações, você não tem tempo para parar, mesmo para os 40 dias e colocar seu foco em Deus? Você vai viver uma média de 25.550 dias. Isso é a média de vida das pessoas. Você não acha que seria esperto de sua parte usar esses 40 dias para descobrir o que deve fazer com os outros restantes? ACHO QUE SIM.
Eu acho que isso é mostrar sabedoria. Você se distrai com tarefas, mas até onde sei, nem toda tarefa tem o mesmo valor.

Deixa-me relacionar alguns itens da minha lista de tarefas de sábado passado, dia 10 de março. Quando levantei tinha 13 itens em minha lista. Não vou ler tudo, mas aqui estão alguns. Comprar presentes de aniversário para João e Ana Paula, deixar as meninas no local da festa, reunião dos obreiros na igreja, almoço, visitar uma irmã no hospital, realizar um casamento, dar aula no IBK, levar a Stella na Rede de Adolescentes, fazer minha devocional.

Bem, em vista de tudo isso, o que você acha que é mais importante? Bom, sob a perspectiva da eternidade – não há dúvida de que o mais importante ... meu período de tempo com Deus porque tudo o mais vai se degradar um dia. O que vai importar é meu relacionamento com Deus e se eu não tiver criado um tempo para Ele durante aquele dia, perdi seu propósito.

O melhor uso de sua vida é investir naquilo que vai durar para sempre. Mesmo que você seja convidado para ir ver o presidente, seu relacionamento com Deus é mais importante.

Repare na frase: “Maria escolheu a melhor parte”. Sabe por que eu gosto disso? Porque mostra que existe uma escolha. Você pode dizer: “Marcílio, não dá para fazer tudo”. Você está certo. Mas quero contar um segredo – nem tudo está perdido. Você não precisa fazer tudo. Deus não espera que você dê conta de tudo. Muitas coisas sem seu “tudo” são auto-impostas e não são realmente uma obrigação. Você apenas as faz – além das expectativas ou outras coisas.

Você tem o tempo. Você tem o tempo para crescer espiritualmente. A questão é, você quer encontrar esse tempo? Você quer fazer esse tempo? Quer fazer uma escolha? Como Maria, você gostaria de escolher a melhor parte?

Quero dar-lhe dois versículos para anotar: Salmo 39.6, da Bíblia Viva, diz: “Toda a nossa correria acaba em nada”. Isso devia ser um adesivo de carro “TODA A NOSSA CORRERIA NÃO LEVA A NADA”. Em Provérbios 10.27, lemos. Você quer viver mais tempo? Aqui está o segredo: “Temor ao Senhor acrescenta horas ao seu dia”.

Coloque Deus em primeiro lugar e ele diz: “VOU COLOCAR TUDO O MAIS NO FOCO CORRETO”. Eu sei que alguns devem estar pensando: “Eu sei disso. É que apenas não sou uma pessoa disciplinada”. Vamos fazer uma pequena confissão. Quantos de vocês tem coragem de admitir “na verdade, eu não sou uma pessoa disciplinada?” Vou levantar minha mão primeiro. Alguém quer me acompanhar?

Oh, dê uma olhada em todos esses não-disciplinados em recuperação?

MAS, não se preocupem, Deus vai ajudar vocês. Vejam o próximo versículo. Vamos ler juntos em voz alta, Felipenses 2.13: “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”. O querer e o realizar – Ele lhe dá o desejo e depois a força de vontade. Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.

O que eu estou dizendo? Se você levar a sério e fizer a escolha dizendo: “Deus, nestes 40 dias de propósitos, há algumas coisas que vou tirar da minha vida para criar o tempo necessário para novos hábitos, para que eu possa me aproximar de ti, e para que tenhas tudo de mim, não apenas uma parte, mas toda a minha vida”.

Se você fizer essa escolha, deixar algumas coisas em compasso de espera para poder colocar Deus em primeiro lugar, para focalizar determinados pontos durante os 40 dias, e disser: “EU VOU PARA CASA PARA O MEU PRIMEIRO AMOR”, - Deus vai ajudá-lo e você vai descobrir coisas incríveis que vão acontecer em sua vida.

O QUE DEUS QUER? Ele quer sua VIDA COMPLETA, todas as partes do seu ser. Isso é o que ele quer. O QUE É PRECISO? O dizer o que é preciso para você crescer. É preciso DISCIPLINA. Você não pode ser um discípulo sem disciplina.

TERCEIRA QUETÃO: POR QUE EU DEVERIA FAZER ISSO?

Por que eu devo me esforçar para crescer espiritualmente? Por que eu devo abandonar coisas? PARA CRIAR ESPAÇO PARA DEUS EM MINHA VIDA.

Bem, há benefícios e podemos passar o resto da noite só falando sobre eles. Benefícios imediatos em sua vida agora e benefícios eternos no futuro. Mas, mesmo aqui na terra – eu posso lhe dar uma razão pela qual você deve fazer isso – A CRUZ. Por causa da cruz. Jesus entregou completamente sua vida por você e espera que você se entregue è ele como retribuição.

Momento da Ceia

Vamos preparar os nosso corações para os próximos 40 dias tomando a Ceia para relembrar o que Jesus fez por nós na cruz.

Antes de terminar o culto, olhe para esse versículo de Romanos 12.1: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que vocês ofereçam seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

Escutem. Isso custou a morte de Jesus por você e vai custar sua vida por Ele. Mas Ele merece porque não haveria futuro se não fosse a cruz. VOCÊ NÃO TERIA FUTURO. Mas por causa da cruz, você vai viver para sempre e você lhe deve sua vida.

A Bíblia diz em 2 Coríntios 6.1: “Insistimos com você para não receberem a graça de Deus em vão”. Uma vida só, passa bem rápido e somente o que fazemos para Cristo vai permanecer. Nada mais importa. Você já quis fazer parte de um milagre? Bem, aqui está sua chance. Eu escolhi este versículo, Habacuque 3.2, como tema para os 40 dias de propósitos: “Senhor ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras. Faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da tua misericórdia”.

O primeiro versículo que lemos hoje foi: “aproveitando ao máximo cada oportunidade porque os dias são maus”. Em sua vida, Deus lhe deu a oportunidade de passar esses 40 dias... não deixe passar. Não fique em cima do muro. Não fique olhando de fora do campo.

Cartão: Se você tem alguém que gostaria de colocar em nossa lista de oração, anote aí. Você vai convidá-la para participar da sua célula.

Sermão de Rick Warren, pastor titular.
Igreja de Saddleback
Lake Forest, Califórnia.
Sermão adaptado para a Campanha da IBNV em 12/03/2006.Pastor Marcílio Orlando Martins Guerra.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO