segunda-feira, abril 16, 2007

Palavra Pastoral - 40 dias de Propósito

[cartão+propósito+novo.jpg]
VOCÊ FOI MOLDADO PARA SERVIR A DEUS

Quarto propósito da sua vida: Serviço
Rick Warren (Adaptado por Marcílio Guerra)
Igreja Batista Nova Vida
Piracicaba, 15 de Abril de 2007



Há três semanas que o álbum do Elvis com seus maiores sucessos está em primeiro lugar em vendas, 25 anos depois de sua morte! Apesar de seu enorme sucesso, Elvis foi, de acordo com seus amigos, uma pessoa frustrada e infeliz. Morreu em conseqüência da obesidade e dependência de drogas, aos 42 anos. Priscila, sua esposa, disse em entrevista: “O Elvis nunca entendeu o que deveria ser neste mundo, ou qual era o propósito de sua vida. Pensava que estava aqui por um motivo, talvez para pregar, servir ou salvar, talvez para cuidar das pessoas. Esse desejo agonizante estava sempre presente nele e o Elvis sabia que não o estava realizando. Chegou a um ponto de não mais querer pensar sobre o assunto”. Elvis não encontrou uma pista de onde deveria ter começado sua busca. De uma certa maneira, estava perdido.

Hoje vamos dar continuidade aos nossos 40 dias de Propósitos, e vamos ver o quarto propósito para sua vida. Você foi Moldado para servir a Deus. O Elvis achava que estava aqui para fazer alguma coisa, para servir, pregar, salvar, para fazer algo com sua vida, mas não conseguiu entender o que era, disse sua esposa. Eu não quero cometer o mesmo erro.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Efésios 2.10 (NVI)
Você foi feito para dar uma contribuição, não apenas para consumir. Deus o criou para fazer uma diferença. O que importa, não é quanto tempo você vive, mas como vive. O que importa não é a duração de sua vida, mas a doação dela. Ninguém neste planeta viaja de graça. Todos nós devemos retribuir com alguma coisa. Todos devemos dar nossa contribuição. A Bíblia nos diz que fomos criados para servir, salvos para servir, recebemos dons para servir, fomos moldados para servir. Deus deu-nos o mandamento para servi-lo.

Deus o formou de um modo exclusivo, diferente de todas as demais pessoas no mundo, para um propósito. Deus o fez de um modo único e sua singularidade não é para seu próprio benefício.

“Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram”. Jó 10.8 (NVI).

Vamos ler o versículo seguinte:“Cada um exerça o dom que recebeu para ganhar muito dinheiro” Ah! Não é isso que está escrito! Onde devemos usar os dons que recebemos de Deus? Servir os outros! Seus talentos não são para seu benefício.

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros”. 1 Pedro 4.10 (NVI).

Você se lembra da primeira frase do livro Uma Vida com Propósitos? “A questão não é com você”. Seu propósito na vida é ser quem Deus planejou que você fosse. Ele lhe deu talentos e habilidades, deu-lhe uma história de vida e experiências, tudo enfim, para beneficiar outras pessoas, para você usar no serviço aos outros.

Então: “Meu quarto propósito é servir a Deus através do serviço aos outros”. Você quer saber por que está vivo? Essa é a razão. Você não foi colocado aqui apenas para ocupar espaço, consumir e passear de graça pela vida. Você foi colocado aqui para servir a Deus e o modo como você o faz é através do serviço às outras pessoas. Agora, alguns querem servir a Deus; mas não querem servir aos outros. Mas você não pode agir assim. O único modo pelo qual você pode servir a Deus é servindo aos outros. Você serve a Deus servindo os outros. Agora, a Bíblia tem uma palavra para definir isso. É o que chama de “ministério”. Da mesma forma como adoração, comunhão e discipulado, palavras que já examinamos nas três últimas semanas, ministério também é uma palavra mal compreendida. Quando digo a palavra “ministério” muitas pessoas pensar em um pastor, um pregador. Pensam em alguém que usa um colarinho engraçado, ou um roupão, fala como “DEUS”, vocês sabem como é! Mas, a Bíblia diz que todo cristão é um ministro. Nem todo cristão é pastor, mas todo cristão é um ministro.Toda vez que você usar seus talentos, suas habilidades, sua história de vida, suas experiências para ajudar alguém, sabe que nome damos à isso? Ministério. Sabe o que você É? Um ministro. Na Bíblia, as palavras “serviço” e “ministério” são a mesma. Na Bíblia, “servo” e “ministro” são a mesma pessoa. Então, todos nós somos chamados de ministros. Você pode me dizer: “eu não sou chamado para ser ministro”. Se você é chamado para a salvação, você é chamado para servir. E Deus vai falar a você hoje sobre seu ministério Toda vez que você usar seu talento para ajudar alguém, você está ministrando. Você está servindo. Todas as mulheres são ministras. Todos os homens são ministros. Todas as crianças, todas as pessoas idosas, se você crê em Jesus, você foi chamado para servir a Cristo.

O que Deus quer que você faça enquanto está aqui, nos 60, 80, ou 90 anos, é treinar o que vai fazer no céu para sempre e sempre. Uma das coisas que você vai fazer no céu é servir a Deus e aos outros. Deus o colocou aqui para treinar, treinar, treinar!

A boa notícia é que Deus não apenas criou você para o serviço, mas que também nos deu um modelo. Veio ele mesmo à terra e disse: “É assim que se faz. Quero que vocês me observem”. Assim, ele veio à terra em forma de homem, Jesus Cristo, e disse: “É isso que eu quero que vocês façam com suas vidas”. Você foi criado para ser semelhante a Cristo e o que Cristo fez enquanto esteve aqui na terra? Ele serviu.

“A atitude de vocês deve ser igual a minha, porque eu o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos”. Mateus 20.28 (BV).

Escute bem isso porque é muito importante. Sua FORMA (formação espiritual, opções do coração, recursos pessoais, modo de ser e áreas de experiência) determina seu ministério, mas sua atitude determina sua maturidade. Olhe para seus dons espirituais, paixões, habilidades, personalidade e experiência. Mas sua atitude, seu coração de servo, vai determinar sua maturidade. Muita gente compreende sua FORMA, mas não passa para a segunda parte e, portanto, é isso que queremos focalizar hoje aqui. Vamos aprender a servir como Jesus.

Muitas pessoas empregam bastante tempo estudando sobre auto-estima, valor próprio e significância. Querem sentir-se bem consigo mesmas. Mas estão buscando essas coisas em lugar errado! Você não obtém valor próprio com o sucesso, porque sempre há alguém que desempenha seu serviço melhor. Você não consegue auto-estima com status. Você não obtém auto-estima com sexo. Você não consegue auto-estima com seu salário. A Bíblia diz que você obtém auto-estima com serviço. Vamos ver hoje que a maior emoção da vida é ser usado por Deus.

O que é necessário para aprendermos a servir como Jesus? São necessárias três coisas.


1. SERVIR JESUS SIGNIFICA ESTAR DISPONÍVEL.

“Dois cegos... puseram-se a gritar: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!’... Jesus, parando,
chamou-os e perguntou-lhes: ‘O que vocês querem eu lhes faça?’” . Mateus 20.30-32 (NVI).

Jesus parou. Se você quer ser usado por Deus, se você quer servir a Deus, você precisa estar disposto a ser interrompido. Muito do ministério de Jesus e de seus milagres foram interrupções. Pense sobre isso. Todas as pessoas que curou... o homem cego, o homem coxo, as pessoas doentes, o homem paralisado, a criança morta... todos, foram interrupções. O primeiro milagre – uma interrupção em um casamento. O segundo milagre – interrupção a caminho da Galiléia. Está escrito que Jesus parou.

“Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã, e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje”. Provérbios 3.28 (NVI).

Uma pessoa que tem o coração de servo não procrastina. É espontânea, sensível.

Aqui está o lema de John Wesley: “Faça todo o bem que puder, com todos os meios, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares, para todas as pessoas, enquanto puder”.

Há pessoas feridas ao nosso redor e feridas não podem esperar. O que nos impede de estarmos disponíveis? Quero falar de três barreiras comuns.

· Primeira barreira: EGOCENTRISMO

“Esqueçam de si o suficiente para ajudar o próximo”. Filipenses 2.4 (Msg).

Toda vez que você vir uma necessidade bem à sua frente, Deus está lhe dando uma oportunidade de servir. O inimigo número um da compaixão são as ocupações. Estamos sempre muito ocupados! Tenho minha agenda, meus planos, sonhos, objetivos e ambições. Penduramos um aviso “não perturbe” na porta do nosso coração.

Funcionário ou empregado de hotel para serviços gerais. São pagos para fazer tudo o que você pedir. São pagos para serem servos. Geralmente desculpo-me dizendo que não quero incomodar, mas, eles dizem: “Não se incomode. O senhor não está atrapalhando. Estou aqui para isso!”. Percebem? O verdadeiro servo não se importa de ser interrompido. Se você realmente tem um coração de servo como Jesus Cristo, Você não vai se importar com as interrupções porque sua agenda é a agenda de Deus. Quando você se levanta de manhã diz: “OK, Deus, o Senhor quer colocar alguém em minha vida hoje? Pode trazer Senhor! Pode trazer!”. Quase todos os milagres e atos feitos por Jesus em seu ministério, foram feitos quando ele foi interrompido.

· Segunda barreira: PERFECCIONISMO

“Se você ficar esperando as condições perfeitas, nunca fará nada”. Eclesiastes 11.4 (NLT).

Há pessoas que dizem: “Quando tudo estiver correto, quando todas as coisas estiverem em seu lugar, aí então vou servir”.

O princípio do “melhor possível” diz que não é necessário ser perfeito para obter a benção do Senhor. Isso é verdade. Se Deus usasse somente pessoas perfeitas, o que poderia ser feito desse mundo? Nada. Somos um bando de desajeitados. Todos temos fraquezas. Todos cometemos faltas. Todos temos deficiências. Mas sabe da maior? Deus usa a todos nós. Por que? Porque não existe pessoas perfeitas. Não há super-estrelas neste mundo para fazer tudo. Deus usa pessoas normais. Deus diz: “Não espere pelas condições perfeitas”.

· Terceira barreira: MATERIALISMO

“Nenhum servo pode servir a dois senhores. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Lucas 16.13 (NVI).

Jesus não disse: “não devem servir”. Ele disse: “não podem servir”. Vocês têm que decidir se querem ser ricos ou se querem ser abençoados. Tem que perguntar qual é a prioridade número um em suas vidas. Se ficar ocupado demais tomando conta de suas coisas não terá tempo de cuidar das pessoas. Isso é um problema. A decisão mais importante que você tem que fazer na vida quando se torna um discípulo de Jesus é “Vou trabalhar na construção do Reino ou vou trabalhar para juntar riquezas?” Agora, se Deus quer lhe dar riquezas, isso é bom. Isso é maravilhoso, mas esse não é o alvo número um em sua vida. Você não vai levar sua riqueza para o céu, mas vai levar seu caráter.


2. SERVIR COMO JESUS SIGNIFICA SER GRATO

Precisamos servir com gratidão porque estamos tendo uma oportunidade de serviço. A Bíblia nos conta uma história em João 11, sobre uma maneira incrível em que Jesus serviu. Seu amigo Lázaro tinha morrido e Jesus foi até lá. Foi lá para ministrar, para ressuscitar Lázaro. Poderia ter feito uma oração sem dizer nada a ninguém, algo entre ele e o Pai. Mas decidiu orar em voz alta para que nós pudéssemos ler ainda hoje e ver o que tinha a dizer e para que aquelas pessoas pudessem ouvi-lo.

“Jesus olhou para cima e disse: ‘Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste’”. João 11.42-43 (NVI).

Jesus tinha uma atitude de gratidão em tudo o que fazia. Começava com gratidão. Essa foi sua atitude no ministério. Agora, você deve estar pensando: “Eu também ficaria grato se eu pudesse ressuscitar pessoas da morte”. No entanto, Jesus foi grato também nos momentos difíceis. Foi grato quando criticado. Foi grato quando as coisas não eram fáceis no ministério. A Bíblia fala sobre nossa atitude de gratidão.

“Servi ao Senhor com alegria”. Salmo 100.2 (KJV).

Por que servimos a Deus com gratidão? O que temos a agradecer? Por que servimos a Deus com prazer e não com um senso de dever? Por que o servimos com um sentido de grande oportunidade? Servimos com gratidão porque nos deu vida através de Jesus Cristo. Ele nos salvou! E se nunca mais fizesse nada por nós, isso já seria suficiente para sermos gratos pelo resto da vida. Veja o que a Bíblia diz.

“Foi ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo”. 2 Timóteo 1.9 (BV).

Como seres humanos, temos a tendência de nos enganarmos sobre o modo de servir a Deus, em nossa atitude de gratidão. Há algumas coisas que se interpõem em nosso caminho.

· Primeira barreira: COMPARAÇÃO E CRÍTICA

Quando você se compara aos outros, quando você os critica, isso faz uma barreira que se coloca no caminho impedindo que você seja grato. Veja o que diz a Bíblia.

“Quem são vocês para criticar o servo dos outros? O Senhor determinará se seus servos estão certos ou errados” Romanos 14.4 (GW).

Somos todos servos de Deus. Então, isso é uma questão da opinião dele, e não minha, sua ou de mais alguém. Competição entre nós no serviço, não faz sentido; somos todos do mesmo time. Temos o mesmo alvo. Estamos tentando fazer Deus atraente para este mundo, então deixe o mundo perceber como ele é realmente bonito. Deus nos dá diferentes habilidades e diferentes tarefas. Pensar que de alguma forma podemos nos comparar e criticar, chega a ser ridículo. Permitimos que a comparação roube a alegria e a gratidão de nossas vidas.

· Segunda barreira: MOTIVAÇÃO ERRADA

“Quando vocês praticarem boas obras, tentem não fazê-las em público. Se as fizerem assim, não receberão recompensa de seu Pai que está no céu”. Mateus 6.1 (CEV).

A motivação errada de querer aparecer. A autopromoção e o papel de servo não se misturam, mas é fácil confundirmos os dois. Muito do nosso serviço, vamos ser honestos, pode ser feito em nosso benefício. Precisamos ser honestos para reconhecer que servimos os outros para que gostem de nós. Servimos para ser admirados. Servimos para alcançarmos nosso objetivos. Servimos para termos com o que barganhar com Deus, “Deus, vou te servir e o Senhor cuida disso para mim”. Todo tipo de motivações erradas. Estamos servindo, mas todo o tempo servindo e pensando sobre como somos nobres. Essa é a luta do serviço. Vamos admitir, algumas vezes o papel de servo é nossa maneira de tentar manipular Deus. Quando você perde o senso de gratidão em sua vida, pode saber na mesma hora que há alguma coisa errada com suas motivações. As motivações erradas não duram muito.

Se você quer aprender a servir como Jesus, precisa aprender a servir com gratidão e com um coração generoso. Você precisa ficar disponível. Precisa manter-se grato. Há ainda uma terceira coisa.


3. SERVIR COMO JESUS SIGNIFICA SER FIEL

“Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”. João 17.4 (NVI).

O que significa ser fiel? Significa que você não vai desistir. Não desiste no meio de seu compromisso.

“Completando a obra que me deste para fazer”. Quero que você possa dizer isso quando chegar ao céu. Você completou o trabalho que Deus lhe deu para fazer. Jesus foi fiel em cumprir seu serviço. Não desistiu. Não cedeu. Foi persistente. Se você quer ser como Jesus, significa que vai servir enquanto estiver vivo. Talvez você se aposente de algum trabalho um dia, mas nunca vai se aposentar de seu ministério. Nunca vai se aposentar do serviço. Deus quer que você sirva para o resto da vida. Como eu já disse, ninguém veio à passeio na vida. Deus quer que façamos uma contribuição.

“O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis”. 1 Coríntios 4.2 (NVI).

Como permanecermos fiéis? O que nos motiva a ficarmos fiéis no serviço a Deus durante nosso longo percurso? Nosso passado perdoado, recompensas futuras, e, o que fazemos.

Também sabemos que aquilo que estamos realizando é o que realmente importa. Vamos ser honestos, a maioria do que fazemos na vida não tem realmente muita importância. Não vai fazer muita diferença na semana que vem, ou no ano que vem, ou na próxima década ou eternamente. Mas toda vez que você serve em nome de Jesus, não importa o quão pequeno seja o serviço, isso importa. A Bíblia diz.

“Lancem-se no trabalho do Senhor, confiantes de que nada que vocês façam para ele seja perda de tempo ou de esforço”. 1 Coríntios 15.58 (Msg).

Tudo importa, mesmo as coisas mais insignificantes. Por que? Porque no livro de Deus, não há serviços pequenos. Ele disse: “mesmo que você dê um copo de água fria em meu nome a um pequenino, isso conta”.

Há vários anos dois adolescentes tentaram participar de um culto uma noite, só que estava lotado e não conseguiram sentar-se. Como não encontraram lugar, resolveram sair. Mas um dos diáconos disse: “Venham meninos, eu vou encontrar um lugar”. Pessoalmente ele os acompanhou até o centro e encontrou dois lugares. Naquela noite os dois aceitaram Cristo. Um deles era o Billy Graham, que depois levou milhões de pessoas a Cristo. Você acha que esse diácono vai receber créditos no céu? Vou lhes dizer! Não temos idéia da significância de atos tão pequenos. Por isso, nunca subestime o que é pequeno. Servos verdadeiros fazem todas as tarefas com a mesma dedicação porque sabem que tudo importa.

Quero lhes fazer um teste. Vocês sabem o nome da pessoa que os ajudou a encontrarem uma vaga no estacionamento quando vocês chegaram? Vocês sabem o nome da pessoa que está cuidando de seus filhos agora? Vocês sabem os nomes dos músicos que estavam aqui no palco há alguns minutos atrás? Vocês sabem quem produziu o vídeo que assistimos? Vocês conhecem as pessoas que limparam os banheiros um pouco antes de vocês chegarem aqui? Vocês conhecem as pessoas que faz os boletins? Vocês conhecem as pessoas que limpam as cadeiras onde estão sentados agora? Muitos dessem serviços são feitos por voluntários anônimos. São anônimos e não insignificantes ou desnecessários. Servos verdadeiros fazem todas as tarefas como se tudo importasse.

Você já imaginou por que você está aqui na Igreja Batista Nova Vida? Vou dizer porque. Você está aqui porque Deus sabia que tinha algo onde pode dar sua contribuição. Deus não o trouxe aqui só para ficar sentado, curtir e se empanturrar. Ele o trouxe aqui para servir. Sabia que você tem algo, alguma experiência passada, capacidade, habilidade!

Você pode fazer duas coisas com sua vida: você pode desperdiçá-la ou investi-la. O melhor uso de sua vida é o investimento no que vai durar para sempre. Não sei se você já se deu conta disso, mas nem todos os investimentos aqui na terra compensam.

Um dia, você vai estar diante de Deus e ele vai lhe perguntar: “O que você fez com o que eu lhe dei, os talentos, habilidades, história pessoal, experiências, liberdade, educação, experiências familiares?”. Deus está observando você.

“Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé”. Hebreus 6.10 (NTLH).

Deus cumpre suas promessas. Na terra ele dá prêmios por 10 anos de fidelidade no serviço. Mas no céu você vai receber prêmios eternos.

“Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito.
Venha e participe da alegria do seu Senhor!”. Mateus 25.21 (NVI).

Sabe que eu comecei esta mensagem falando sobre o Elvis Presley Um fato curioso sobre ele. O único Grammy que recebeu foi por um álbum que vendeu 250 milhões de cópias, de músicas religiosas, chamado “HeTouched Me”(Ele me tocou) . Uma música desse disco expressa este versículo. Diz o seguinte.

Depois do relâmpago e do trovão / Depois do último sino soar.
Quero me curvar diante de Jesus / E ouvi-lo dizer: “muito bem, meu filho”.
Ele é minha razão de viver / Ele é o meu Rei dos reis.
Desejo ser dele / Ele é tudo para mim.

Deus vai poder falar um “muito bem” para você? Há alguma coisa em sua agenda com o que você está contribuindo com altruísmo, ou você está muito ocupado? Você está esperando as coisas melhorarem? Você tem outras prioridades? Um dia Napoleão apontou para a China no mapa e disse: “Aqui está um gigante adormecido. Se ele acordar, vai sacudir o mundo”. Eu olho para a família da IBNV e digo “aqui está um gigante adormecido. Se todos que vem aqui servirem aqui, que tipo de reação enorme, espiritual, poderemos ver acontecendo em Piracicaba, São Paulo e no mundo?” Não estou fazendo uma apologia aqui ao dizer que a coisa mais importante de sua vida é servir a Deus no ministério. Isso é muito mais importante do que sua carreira, do que seu lazer, do que qualquer coisa que você possa imaginar, porque essas coisas não vão durar. Você foi colocado na terra para servir.

Vamos orar. “Pai, entendo que fui moldado para servi-lo através do serviço aos outros. Perdoe-me pelas vezes em que coloquei um aviso de “não perturbe” em meu coração. Me ajude a ver as interrupções como oportunidades de servir. Me ajude a encontrar tempo para o que mais importa. O Senhor tem sido tão bom para mim. Quero retribuir com algo. Quero servi-lo voluntariamente, com gratidão e fidelidade. Quero começar aqui antes de ir para o céu onde um dia vou poder ouvir o Senhor dizer: ‘Muito bem, servo bom e fiel’. Em teu nome eu oro, amém.”

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO