segunda-feira, abril 09, 2007

VOCÊ FOI CRIADO PARA SE TORNAR SEMELHANTE A CRISTO

VOCÊ FOI CRIADO
PARA SE TORNAR
SEMELHANTE A CRISTO



Terceiro propósito da sua vida: Discipulado
Rick Warren (Adaptado por Marcílio Guerra)
Igreja Batista Nova Vida
Piracicaba, 08 de Abril de 2007


Na primeira semana vimos que fomos planejados para o prazer de Deus. Seu primeiro propósito é conhecer e amar a Deus. Como isso se chama? Adoração. Na semana seguinte, falamos sobre como você foi formado para pertencer à família de Deus. A Bíblia denomina isso de comunhão.

Hoje, vamos ver o terceiro propósito para o qual Deus o colocou neste planeta. Ele encontra-se em Romanos 8.29 (BV) e em muitos outros textos bíblicos.

“Desde o princípio de tudo Deus decidiu que aqueles que fossem a ele – e ele sabia quem iria – se tornassem semelhantes ao seu Filho...”

O terceiro propósito fala do plano que Deus sempre teve com relação a você, que é torná-lo semelhante a Jesus Cristo. Desde o início Deus planejava criar os seres humanos semelhantes a si mesmo. Não me interpretem mal, quero esclarecer aqui, Ele não está dizendo que seremos deuses. Você nunca vai ser um deus. O Senhor não quer que você se torne um deus; ele quer que você seja santo. Quer que você desenvolva o caráter dele, seu modo de pensar, sua maneira de agir, o modo como sente, seus valores, seu caráter moral. Deus quer torná-lo semelhante a ele e esse é o terceiro plano pelo qual o colocou aqui neste planeta: para torná-lo semelhante a Jesus.

MEU TERCEIRO PROPÓSITO NA VIDA É ME TORNAR SEMELHANTE A CRISTO: “DISCIPULADO”

“Deus deseja que cresçamos em tudo como Cristo”. (Efésios 4.15 – Smg).

Crescer significa tornar-se semelhante a Cristo. A vontade de Deus é que você cresça. Os bebês são engraçadinhos, mas se um bebê permanece bebê, é trágico! Deus quer que amadureçamos e nos desenvolvamos. Deus o colocou neste planeta para ser semelhante a Jesus. Ele nos deu um modelo do que deseja que sejamos quando crescermos.

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. (Colossenses 1.15 – NVI).

O processo não acontece da noite para o dia, como – ZAP – e você instantaneamente ficou como Jesus. É um processo, e é chamado de “discipulado”; leva uma vida inteira. Durante o resto de sua vida Deus vai formar em seu caráter as qualidades de Jesus Cristo.

Hoje, vamos examinar “como Deus faz isso?” Como Deus me ajuda a crescer espiritualmente? Como Deus me torna semelhante a Jesus Cristo? Bem, há algumas maneiras que percebemos em primeira mão. Sabemos que Deus usa a Bíblia. Usa a verdade para nos transformar. Se você realmente quer crescer espiritualmente, precisa entrar nesse livro. Quanto mais você o conhece, mais você cresce. Você precisa ler, estudar, memorizar e meditar nele, pensar a respeito e aplicar seus princípios à sua vida porque Deus usa a verdade para nos transformar. Outra coisa que Deus usa é seu povo. É por isso que na semana passada falamos sobre comunhão e que quando aprendemos uns com os outros crescemos e nos desenvolvemos. Quanto mais você convive com outras pessoas, outros cristãos, mais maduro espiritualmente você se torna. Você cresce porque está passando tempo com eles.

Mas Deus usa algo mais além dessas duas coisas. Hoje vamos examinar três outros itens que você pode achar que Deus não usa, mas ele o faz. Vamos ler Romanos 8.28 (NVI).

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Qual é o propósito de Deus? Ele age em todas as coisas para o bem, a fim de nos tornar semelhantes a Jesus. Sim, “tudo” está incluído. Isso inclui coisas ruins? Dolorosas? Inclui também os erros que cometemos por causa do pecado? Sim, inclui.

Hoje vamos ver três instrumentos bastante inesperados, e observá-los na vida de Jesus Cristo. Ele passou por problemas no jardim. Foi tentado no deserto e traspassado na cruz. Se você vai crescer para ser parecido com Jesus, Deus vai fazê-lo atravessar as mesmas experiências. Uma de cada vez. Agora, o problema é que tudo isso não o ajuda a crescer automaticamente. Você tem que estar com o coração preparado.

Três instrumentos inesperados:


1. DEUS USA PROBLEMAS PARA NOS ENSINAR A CONFIAR NELE

A Bíblia usa a palavra “tribulação” que também aparece como provações, que são situações designadas por Deus para nos aproximar dele. Não se destinam a nos ferir, mas a nos ajudar. Se as coisas vão muito bem em nossa vida, nossa fé não é exigida, nosso caráter não é desafiado. Assim, Deus traz algumas coisas para mexer conosco, para nos fazer crescer – isso é chamado de tribulação ou provação. Deus quer formar o nosso caráter. Como ele o faz? Olhe para Romanos 5.3-4 (NVI).

“... tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança”.

Deus está muito mais interessado em sua vida, naquilo que você é, do que naquilo que faz. Em seu caráter do que naquilo que você faz em sua carreira. Por que? Porque você não vai levar sua carreira profissional para o céu, mas vai levar seu caráter. Isso é que vai durar para sempre. Por isso Deus diz que o alvo da vida é o caráter, não sua profissão. O alvo da vida é o caráter e não seu conforto pessoal.

Até que você compreenda isso, a vida não tem sentido. Todo tipo de problemas vão acontecer em sua vida, tribulações, dificuldades, provações e você vai ficar perguntando: “Por que Senhor? Por que isso está acontecendo comigo?” Como se sua vida devesse ser somente agradável. O alvo da vida não é o conforto. Isto aqui não é o céu. Se você continuar pensando em ter o céu na terra, você vai ficar muito desapontado. Este é o lugar para desenvolvimento do nosso caráter. Uma das coisas necessárias, a Bíblia diz, são os problemas, pois produzem paciência, paciência produz caráter e caráter produz esperança.Todo problema tem um propósito: Tornar-se semelhante a Cristo. Não interessa quem o causou, alguém por aí, ou o diabo, não interessa.

Você sabe que Jesus passou por muitos problemas e provações em sua vida, mas o maior deles foi na véspera de sua crucificação. Ele foi a um lugar chamado Getsêmani. Levou seus discípulos para o jardim, que na verdade era um lugar onde se cultivavam oliveiras, e debaixo de um enorme stress por ter que carregar o peso do mundo, pediu que seus discípulos ficasse com ele enquanto orava. Note o que está escrito em Marcos 14.32-33 (NTLH).

“Jesus e seus discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. E Jesus lhes disse: - Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar.... começou a sentir grande tristeza e aflição, e disse à eles: - a tristeza que estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando”.

Reparem que mesmo Jesus precisava de amigos quando estava atravessando dificuldades. É por isso que você precisa de uma célula. É por isso que você precisa de comunhão. Não se espera que ninguém atravesse os problemas da vida sozinho. Ele disse, por favor, fiquem comigo enquanto vou orar. O stress e a angústia caíram sobre ele e Jesus disse: - a tristeza que estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando”. Aqui está o maior problema que ele ia enfrentar.

Veja como Jesus reage aos problemas no próximo versículo de Marcos 14.36 (NTLH).

“Pai, meu Pai, tu podes fazer todas as coisas! Afasta de mim este cálice de sofrimento. Porém, que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”.

Uma importante lição para se tornar semelhante em Cristo. Quando atravessar um problema, não há nada errado em dizer para Deus que não gosta daquilo. “Deus quero que o Senhor me livre disto”. “Deus eu sei que é possível para o Senhor mudar isso aqui”. Jesus disse: “Sei que tudo te é possível, mas se isto é o melhor para mim, que seja feita a tua vontade”. Jesus entregou-se ao plano de Deus.

Se você vai se tornar semelhante a Jesus Cristo, precisa aprender a confiar em Deus completamente, mesmo quando as coisas parecerem terríveis, tudo desmoronando ao redor. Você vai precisar aprender a confiar em Deus completamente, como Jesus. Deus usa os problemas para nos ensinar a confiar nele. É fácil confiar em Deus quando tudo vai bem na vida. O verdadeiro teste de sua fé é: Como você continua com Deus quando as coisas não vão bem? Quando tudo dá errado e você não sente a presença de Deus? O Senhor sempre nos dá essa sensação a fim de nos ensinar a ter fé. Portanto, na próxima vez em que atravessar problemas e perguntar porque isso está acontecendo, bem, você saberá porque. Deus está ensinando você a confiar nele.

Quero dar-lhes agora algumas sugestões que podem ajudá-los a atravessar os problemas. Alguns estão nessa situação agora. Então vamos as sugestões.

q Mantenha um diário espiritual

“Moisés ia anotando os nomes dos lugares de onde partiam, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor”.
Êxodo 33.2 (NTLH).

Não tem que ser uma obsessão diária. É apenas um instrumento que Deus usa para me ajudar a esclarecer meus pensamentos, pensar em minhas orações, me aproximar de Deus e lembrar das lições espirituais que ele me ensina. Ajuda você a perceber seu progresso.

q Lembre da recompensa

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”. 2 Coríntios 4.17 (NVI).
O que passamos agora é leve e temporário, mas vamos receber uma recompensa por nosso caráter no céu.

Testemunho: Robin McQuistenestavam casada há uns cinco anos, teve um aneurisma cerebral e ficou com o lado esquerdo do corpo paralisado. Isso foi em 1999. Certa manhã estava um pouco fria e ela estava enrolada num xale. Perguntaram-lhe: “Robin, você está bem? Está confortável?” Ela respondeu: “Eu não vou me sentir confortável enquanto não chegar no céu”. Continuou: “Esta vida não dura muito. É como um vapor”. Isso é maturidade espiritual.


2. DEUS USA TENTAÇÃO PARA NOS ENSINAR A OBEDECER

Deus usa tentações para nos ensinar a obedecê-lo. Acho importante deixar bem clara a definição da tentação sobre o que estamos falando. Tentações são situações armadas por Satanás com a finalidade de nos atingir. Isso é tentação. Deus nunca nos tenta para o mal. A Bíblia deixa isso muito claro. Elas são colocadas por Satanás a fim de nos ferir. Deus não nos tenta, mas nos capacita a usar as tentações por causa da grandeza do seu poder e por ser o Senhor quem é. Deus pode usar as tentações de Satanás para o nosso bem, porque a tentação sempre nos dá uma oportunidade de escolha. Quando escolho Deus ao invés de Satanás, o plano do diabo fica arruinado e eu começo a crescer em minha vida. As escolhas são necessárias para o desenvolvimento do caráter em nossa vida.

Jesus enfrentou tentações. Nunca pecou, mas enfrentou tentações. Logo após o seu batismo, no início de seu ministério público, com 30 anos, ele passou por um período intenso de tentações durante 40 dias no deserto.

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”. Mateus 4.1 (NVI).

Bem, se Jesus enfrentou tentações, adivinhe só? Eu e você vamos enfrentar tentações também. O fato dele ter enfrentado tentações nos lembra algumas verdades sobre a tentação que nos ajudam a atravessá-la, algumas coisas para lembrar. Primeiro, lembre que não é pecado ser tentado. Martinho Lutero costumava dizer que “você não pode impedir os pássaros de voarem sobre sua cabeça, mas pode impedi-los de fazer um ninho sobre o seu cabelo”. Não é pecado ser tentado. Segundo, lembre que todos são tentados da mesma maneira. A Bíblia diz que as tentações são comuns a todos. Uma das maneiras que Satanás usa para nos tentar é fazer com que sintamos que nossa tentação é maior do que a dos outros. Se você está assustado com a tentação que está enfrentando, achando que ninguém mais passa pelo que você está passando, saiba que todos nós enfrentamos as mesmas coisas. E Deus é poderoso para nos ajudar a atravessar por elas.

É importante lembrar que você nunca se livra da tentação. Você nunca atinge um ponto na vida em que se torna tão espiritual ou tão velho que não sofra mais tentações. Todos somos tentados a vida inteira. Mas é importante lembrar também que Jesus nos ensina com sua experiência que toda tentação é uma oportunidade de fazer o que é correto, fazer a escolha correta. É dar mais um passo para atingir a semelhança de Jesus Cristo. Note o que Jesus fez quando foi tentado.

“Saia daqui, Satanás! Disse-lhe Jesus. As Escrituras ordenam: ‘adore somente ao Senhor Deus.
Obedeça somente à ele’”. Mateus 4.10 (BV).

Ele confrontou a tentação. A tentação sempre testa se você ama mais a Deus do que ao que a tentação lhe apresenta. É sempre um teste sobre o que você ama mais na vida. Quando sou tentado a respeito de dinheiro, é a tentação: eu amo mais a Deus do que ao dinheiro? Quando sou tentado a ter um relacionamento errado, a tentação é: eu amo mais essa pessoa do que a Deus? Quando sou tentado pelo conforto, é a tentação: eu gosto mais de estar confortável em minha vida? O que eu amo mais? Minha reputação? A quem eu amo mais? A Deus ou à tentação que se apresenta em minha vida. Não é uma questão de dever. A Bíblia diz que Jesus disse: “se vocês me amam, obedecerão meus mandamentos”. É questão de obediência.

Agora, com essas sugestões, vamos apresentar idéias práticas sobre “o que devo fazer?” “Como devo atravessar essas situações?” Duas coisas podem nos ajudar na tentação.

q Mantenha o foco em bons pensamentos

“Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito”. Filipenses 4.8 (BV).

A tentação sempre começa roubando sua atenção e quando o faz, pega você. Se você focalizar a atenção na tentação, inevitavelmente vai sair do caminho e vai ser pego pela tentação. Alguns podem pensar: “Bem, eu sou uma pessoa de mil atividades. Consigo pensar em mil coisas ao mesmo tempo”, e você realmente faz isso. Mas quero lhe dizer que há dois pensamentos que não podem estar juntos ao mesmo tempo em sua cabeça. Você não consegue pensar em sucumbir à tentação e em obedecer a Deus ao mesmo tempo.

q Consiga um parceiro espiritual

“É melhor ter um amigo do que estar sozinho... se você cair, seu amigo pode ajudá-lo”. Eclesiastes 4.9-10 (CEV).

Sei que nenhum de nós gosta de falar sobre tentações que sofre, mas uma das maneiras de nos defendermos é nos abrimos para trazermos esse assunto para a luz. Consiga um parceiro espiritual, alguém que possa ajudá-lo. “Vá e conte isso para alguém”. Eles não vão ficar de queixo caído. Sabe por que? Porque estão passando pelas mesmas tentações que você. O reconhecimento de que “eu preciso de alguém para me ajudar”, é um passo necessário para começar a deixar aquela tentação para trás.

O melhor lugar para procurar um parceiro espiritual é na célula, alguém em quem você confia. A Bíblia conta que o apóstolo Paulo, a quem Deus usou de uma forma muito grande, tinha vários parceiros espirituais. De fato, ele diz os nomes dessas pessoas, homens como Barnabé, Marcos, Apolo, Timóteo, Epafras e Tito. Uma das razões pelas quais ele teve capacidade de ter uma vida de fé tão marcante é, porque não tinha medo de ter parceiros que podiam acompanhá-lo pela vida.

Que tentações você está enfrentando agora e como Deus poderia usá-las na medida em que você escolhe obedecer ao Senhor como oportunidade de crescer em seu caráter?

(Testemunho: Andréa Jorn – somente disponível em cd).

Deus quer tornar você semelhante a Jesus Cristo. Esse é o terceiro propósito para o qual ele o colocou neste planeta. Ele quer formar seu caráter para que você seja recompensado na eternidade. Esta vida não é tudo. É a preparação para a eternidade. O Senhor usa os problemas para nos ensinar a confiar nele e usa as tentações para nos ensina a obedecê-lo. Agora vamos ao terceiro instrumento inesperado.


3. DEUS USA OFENSAS PARA NOS ENSINAR A PERDOAR

Mas o que são ofensas? Bem, se as provações são situações designadas por Deus para nos aproximar dele e as tentações são situações designadas pelo diabo para nos afastar de Deus. Então as ofensas são situações designadas pelos outros para nos ferir. Sim, há pessoas na vida que querem ferir intencionalmente a você. É sobre isso que a Bíblia fala na “oração do Pai nosso”: “perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos aos que nos tem ofendido”. Isso é uma coisa difícil. Lidar com os problemas é uma coisa, outra é lidar com tentações. Mas o instrumento mais difícil que Deus usa em nossas vidas para nos tornar semelhantes a Cristo é lutar com as feridas feitas pelos outros sem retaliação é, sem dúvida nenhuma, o passo mais difícil e importante no crescimento da semelhança com Cristo, porque freqüentemente isso vai incluir desentendimentos, críticas, julgamentos, machucados físicos, verbais ou emocionais, até abuso.

Deus não protegeu nem seu próprio Filho dessas coisas. Mesmo Jesus foi mal interpretado, ferido, abusado, julgado. Por isso, o que o faz pensar que você não ia ser fisgado? Veja, na cruz, Jesus Cristo não apenas carregou nossos pecados, ele também suportou um abuso das pessoas que estavam lá. Veja Mateus 27.39, 44 (NTLH).

“Os que passavam por a li caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam...os líderes judeus também caçoavam dele... e até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam”.

E qual foi sua reação? Veja o versículo seguinte: Lucas 23.34 (NTLH).

“Então Jesus disse: - Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo!”.

Em 1 Pedro 2.23, temos:

“Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se
àquele que julga com justiça”.

O que Jesus fazia? Como reagia às ofensas? Cedeu seus direitos. Absorveu a dor. Superou o sofrimento. Respondeu o mal com o bem . Foi assim que Jesus reagiu. Agora, se você quer crescer espiritualmente e tornar-se semelhante a Jesus Cristo, vai precisar aprender a fazer o mesmo. A verdade é que na vida você vai ser atingido. Não estamos no céu. Vivemos numa mundo caído. Todos pecam. Você fere as pessoas. Os outros o ferem. Nós nos ferimos intencionalmente e sem querer. Você vai ser atingido com freqüência. E, se você quer ser semelhante a Cristo, precisa aprendera perdoar.

“Muito bem, como se faz isso? Bem, como aprender a perdoar sem nunca ser ferido?” Você não pode! Você não pode aprender a perdoar a menos que alguém o ofenda. O perdão é uma das qualidades primordiais de Deus e ele quer que você aprenda a ser como ele. Por isso Deus permite que as ofensas atinjam você, para que ele faça você ser semelhante a Jesus.

Não é fácil, por isso aqui vão duas dicas para ajudá-lo quando as pessoas o ofenderem com, ou sem intenção.

q Lembrar que Deus já me perdoou

“E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo perdoou vocês”. Efésios 4.32 (NTLH).

Quando você for ofendido por alguém, Deus irá usar a situação para o seu bem. De fato, foi isso que José disse. Você se lembra que José foi traído por seus irmãos e depois vendido? Eles o detestavam, o venderam como escravo e mentiram para o pai dizendo que ele fora morto por um animal selvagem. Você sabe como é uma família disfuncional. Mesmo assim, Deus tinha um plano em tudo isso e ele foi levado ao Egito, onde passou por tudo tipo de coisas – falsa acusação de estupro, prisão. Os primeiros 40 anos da vida de José foram escada abaixo. Ele não fazia idéia porque tudo dava errado. Mesmo assim confiou em Deus o tempo. Deus sabia exatamente onde ele estava e o mantinha exatamente lá. Queria que José fosse mais uma vez exaltado e ele se tornou o segundo no comando, abaixo apenas de faraó. Esse era o plano de Deus para salvar duas nações, o Egito e Israel, da grande fome que estava por vir. Você pode ler toda história depois. Mais tarde, seus irmãos vieram falar com esse homem no Egito, sem saber que se tratava de José. Vieram pedir comida para levar para casa. José se revela e eles ficam com medo de que vá mandar matá-los. Ao invés disso, ele diz (aqui vai a segunda dica):

q Lembrar que Deus está no controle

“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje
fosse preservada a vida de muitos”. Gênesis 50.20 (NVI).

O pastor Rick Warren fala de ma garota de 17 anos que escreveu-lhe contando sua história de como seu visinho do outro lado da rua abusou sexualmente dela durante vários anos. Ela manteve tudo em segredo. Mas finalmente, ele foi pego por estuprar outra mulher e preso, e ela foi chamada para testemunhar sua experiência, mesmo sendo tão jovem. Veja parte desta carta.

“Pastor Rick, quando permiti que Deus tomasse o controle e tirasse o peso do meu coração, Deus me deu forças. Hoje posso dizer de verdade que por causa das ofensas que sofri, estou mais forte. Recentemente, li um livro chamado: “Onde estava Deus quando fui ferido?”. Havia lá uma frase que descobri ser uma verdade. Diz: “A fé em Deus não é garantia contra as tragédias, mas em todos os casos de sofrimento, oferece uma oportunidade para que demonstremos a obra de Deus”.

Isso é maturidade espiritual. Esse é o nível de maturidade que não existe em adultos de 40, 50, 60, 70 anos! Deus usa os problemas para nos ensinar a confiar nele, usa a tentação para nos ensinar a obedecê-lo e usa as ofensas para nos ensinar a perdoar e obedecer. Agora, estou absolutamente convencido de duas coisas. Seu maior testemunho como cristão é o modo como lida com a dor. Como você reage quando as outras pessoas o ofendem? Você reage como Jesus? A segunda coisa da qual estou convencido é que você se torna mais parecido com Cristo quando sofre a fim de salvar outros. A quem você precisa perdoar?

O terceiro propósito de Deus para sua vida é torná-lo parecido com Jesus Cristo. E se isso é verdade, então ele irá levá-lo através de tudo o que Jesus passou. Por que iria isentar você? Isso significa que ele vai levá-lo ao Getsêmani, à experimentar problemas, onde você vai aprender a confiar em seu amor. Deus vai levá-lo através do deserto, para uma experiência de tentação, onde você vai aprender a obedecê-lo e fazer o que é certo. E, ele vai levá-lo à cruz, para um período de ofensas, onde você vai aprender a perdoar. Esteja certo de que isso é uma promessa. Olhe os últimos versículos:

“Enfrentemos exatamente o que Cristo enfrenta. Se enfrentamos tempos difíceis com ele, então certamente enfrentaremos tempos agradáveis com ele!”. Romanos 8.17 (Msg).

Agora, não sei o que você está passando hoje. Há muita gente aqui ferida. Não sei o que você está atravessando. Mas sei como Deus quer que você reaja, apesar do que está atravessando. Tenho certeza de como Deus quer que você reaja. No último versículo, vamos ler juntos. Este é o versículo para decorar desta semana. Leia comigo Filipenses 2.5 (NVI).

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

Vamos abaixar nossas cabeças e orar.

“Querido Pai, a vida tem muito mais sentido quando compreendo que o principal não é minha profissão, nem meu conforto, mas sim, meu caráter e meu crescimento para tornar-me semelhantes a Jesus. Ajude-me a usar a vida para essa finalidade, dada para mim pelo Senhor. Quero desenvolver meu caráter. Quero me tornar quem o Senhor quer que eu seja. Obrigado pelo exemplo de Jesus. Quero ser mais como ele em meu modo de pensar, de sentir e de agir. Se isso significa atravessar períodos de problemas, então eu digo “quero sua vontade em minha vida”. Se isso significa atravessar o deserto da tentação, por favor, me dê forças para fazer as escolhas corretas. Se isso significa suportar ofensas de outras pessoas, então me ensine a perdoar como tu tens me perdoado”.

Se você ainda não abriu sua vida para Jesus Cristo, diga:

Jesus, não posso viver como o Senhor se não te conhecer. Quero conhecê-lo hoje. Até onde entendo, quero pedir que o Senhor entre na minha vida e coração. Em teu nome, amém.

*** fim do sermão***

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO