segunda-feira, maio 07, 2007

QUEM É O SEU DEUS?


Parte II


OS ATRIBUTOS DA DIVINDADE – SOBERANIA E ONISCIÊNCIA

Como Jesus revelou Deus? Como Deus é? É soberano e onisciente.

· Ele é o homem por meio de quem o universo foi feito e que o sustenta com sua palavra (Hebreus 1.2-3).
· Ele é o homem que revelou toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28.18).
· Ele é o homem que nos escolheu para sermos o seu povo, já antes de o mundo ser criado (João 15.16; Efésios 1.4).
· Ele é o homem que às vezes revelou aos seus discípulos os detalhes do que haveria de acontecer (Macos 14.12-16).
· Ele é o homem que sabia exatamente quanto a viúva pobre dera e por que o dera (Macos 12.42-43).
· Ele é o homem que conhecia os pecados secretos da mulher de Samaria ( João 4.17-18).

Jó, homem justo e temente a Deus, disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. (Jó 42.2). Que grande conforto é compreender que até as aflições mais terríveis que passamos, oriundas da parte de Satanás, só acontecem com a permissão de Deus! Somente Deus governa. Quem é esse Deus com autoridade decisiva sobre todas as coisas e todas as pessoas no universo? Qual é o seu nome? Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mateus 28.18). Aprendemos com o apóstolo Paulo que``ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai``. (Filipenses 2.10-11). Jesus Cristo é o Rei do universo. É o Deus soberano que decide e não consulta ninguém. Que diz palavras confortadoras e encorajadoras aos que crêem nEle: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”. (João 15.16). Palavras que confirmam não somente nosso futuro promissor, mas também identidade de filhos de Deus.

No último livro da Bíblia, encontramos a bombástica assertiva, “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar”. (Apocalipse 3.8, RA). Ele acabara de Se revelar à sua igreja como “o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”. (v.7). Querido leitor, Jesus não permitirá que a porta que ele abriu seja fechada, se ele decidiu mantê-la aberta.

Ademais, Deus sabe tudo. Ele sabe do que ocultamos de outros e até o que tentamos esconder de nós mesmos! Sabe quantos cabelos há em nossa cabeça (Lucas 12.7). Sabe de cada movimento que fazemos e cada pensamento que acalentamos. Diz o salmista: “Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. (...) Conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda”. (Salmo 139.2-4, RA). Jesus revelou a onisciência de Deus quando falou com a mulher no poço de Sicar em Samaria e lhe disse os pecados secretos da vida dela (João 4.17,18). Imagine um crente que é surpreendido por uma situação terrível (como Jó). Para esta pessoa pode parecer que chegou o fim de tudo. Mas Deus já sabia da situação antes que ela acontecesse. Ele também sabia como faria esta situação resultar em bem, porque prometeu fazer isto (Romanos 8.28). Como Jesus tem toda a autoridade no céu e na terra, ele pode fazer o bem vir até dos planos mais malignos das pessoas ou dos anjos caídos.

E o que falar de José, do Egito? Foi terrivelmente maltratado, enganado por seus irmãos e, mais tarde, por outras pessoas no Egito (Gênesis 37-40). Apesar de tudo, no final, ele entendeu que föra Deus quem fizera esse milagre, de transformar o mal em bem. Veja o seu testemunho: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”. (Gênesis 50.20, RA).

Outro exemplo que não podemos deixar de fora é o de Maria e Marta. Enviaram um recado urgente para Jesus, porém, Ele permitiu que Lázaro morresse, e que os corações das suas irmãs fossem partidos (João 11.4-19). A mesma coisa acontece com freqüência conosco. Nossos corações são quebrados, e pensamos que nosso Senhor se esqueceu de nós. Jesus não esquecera de Maria e Marta. No fim, ele fez a situação resultar em um bem muito maior. Deus é onisciente e soberano.


Pr. Marcílio Orlando Martins Guerra

Piracicaba, 07 de maio de 2007

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO